Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33468
Tipo: | TCC |
Título: | Educação ambiental ou aula de campo? Uma análise das visitas escolares na reserva biológica guaribas |
Autor(es): | Pereira, Ana Carolina Aguiar |
Primeiro Orientador: | Leal, Afonso Henrique |
Resumo: | A educação ambiental é uma ferramenta crucial na promoção de uma consciência ecológica crítica e na sensibilização para a importância da conservação. As visitas escolares a Unidades de Conservação (UCs), como a Reserva Biológica Guaribas (REBIO Guaribas), oferecem uma oportunidade única de aprendizado prático e vivencial, conectando os alunos diretamente com a natureza e seus processos dinâmicos. Este estudo tem como objetivo avaliar o método educativo e potencial impacto das visitas à SEMA III da REBIO Guaribas na sensibilização ambiental de estudantes do ensino básico. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, analisando visitas realizadas entre 17 de outubro de 2022 e 20 de dezembro de 2023 e classificando as abordagens como potenciais geradoras de atitudes positivas (Educação Ambiental) ou como apresentação in loco de conceitos da Biologia (aula de campo) A metodologia qualitativa foi aplicada através da análise detalhada da palestra, da trilha guiada e da vivência da autora como voluntária, permitindo inferir o possível impacto educativo e o nível de sensibilização ambiental gerado em cada atividade. As UCs foram destacadas como ambientes propícios para atividades de transformação comportamental, conectando os alunos diretamente à natureza, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas ecológicas. Os resultados das visitas, indicaram que enquanto o conteúdo da palestra é predominantemente relacionado à Educação Ambiental, o da trilha guiada é quase totalmente relacionada a uma aula de campo de Ciências ou Biologia. Pela reação observada nos estudantes, podemos inferir que a combinação de palestras e trilhas ecológicas seja eficaz para desenvolver uma educação ambiental crítica, aumentando seu interesse e compreensão sobre a importância das UCs e dos processos ecológicos locais. As atividades integraram teoria e prática, promovendo uma experiência educacional que, além do aprendizado científico, com o potencial de gerar uma sensibilização emocional e crítica sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente. |
Abstract: | La educación ambiental es una herramienta crucial en la promoción de una conciencia ecológica crítica y en la sensibilización sobre la importancia de la conservación. Las visitas escolares a Unidades de Conservación (UCs), como la Reserva Biológica Guaribas (REBIO Guaribas), ofrecen una oportunidad única de aprendizaje práctico y vivencial, conectando a los estudiantes directamente con la naturaleza y sus procesos dinámicos. Este estudio tiene como objetivo evaluar el método educativo y el impacto potencial de las visitas a la SEMA III de la REBIO Guaribas en la sensibilización ambiental de estudiantes de educación básica. La investigación adoptó un enfoque cualitativo, analizando visitas realizadas entre el 17 de octubre de 2022 y el 20 de diciembre de 2023 y clasificando los enfoques como generadores potenciales de actitudes positivas (Educación Ambiental) o como presentación in situ de conceptos de Biología (clase de campo). La metodología cualitativa se aplicó mediante un análisis detallado de la charla, la ruta guiada y la experiencia de la autora como voluntaria, permitiendo inferir el posible impacto educativo y el nivel de sensibilización ambiental generado en cada actividad. Las UCs se destacaron como entornos propicios para actividades de transformación conductual, conectando a los estudiantes directamente con la naturaleza y promoviendo una comprensión más profunda de las dinámicas ecológicas. Los resultados de las visitas indicaron que, mientras el contenido de la charla está predominantemente relacionado con la Educación Ambiental, el de la ruta guiada está casi totalmente relacionado con una clase de campo de Ciencias o Biología. Por las reacciones observadas en los estudiantes, podemos inferir que la combinación de charlas y rutas ecológicas es eficaz para desarrollar una educación ambiental crítica, aumentando su interés y comprensión sobre la importancia de las UCs y de los procesos ecológicos locales. Las actividades integraron teoría y práctica, promoviendo una experiencia educativa que, además del aprendizaje científico, tiene el potencial de generar una sensibilización emocional y crítica sobre la relación entre el ser humano y el medio ambiente. |
Palavras-chave: | Reserva biológica Guaribas Sensibilização ambiental Unidades de conservação, Trilha interpretativas. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia e Meio Ambiente |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33468 |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ecologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaCarolinaAguiarPereira_TCC.pdf | TCC | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AnaCarolinaAguiarPereira_TERMO.pdf | TERMO | 145,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons