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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33478
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, André Soares dos-
dc.date.accessioned2025-02-11T17:21:37Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-11T17:21:37Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33478-
dc.description.abstractGiven the systematic changes in the field of environmental and educational public policies in high school that have occurred in recent years in the country, it is necessary to verify whether such changes have somehow been reflected in the textbooks of this important phase of students’ education. In this context, this study aims to understand whether there have been changes in the approach to environmental issues and Environmental Education in the content on the Caatinga Biome in the high school Biology and Natural Sciences and Their Technologies textbooks approved in the PNLD 2018 and PNLD 2021. The study is a qualitative research with technical procedures of bibliographic and documentary research. After a cursory reading of the Textbook Guides of both PNLDs, the research focused on the Biology and Natural Sciences and Their Technologies textbooks that maintained, in their collections, the same group of authors. To analyze the works, we used the content analysis method proposed by Bardin (2011). This analysis resulted in the definition of four categories for the context unit “perspectives of biome presentation”, presented, respectively, as: “Characterization” (70.00%); “Ecological and adaptive aspects” (16.67%); “Concept” (11.67%) and “Naive or inadequate ideas” (1.67%). For the context unit “environment”, the following categories were defined: “Environmental pressure and degradation” (60.61%); “Relevance” (27.27%) and “Environmental preservation and balance” (12.12%). Based on these results, it was possible to verify and conclude that some collections showed greater concern in addressing environmental issues, while others maintained their contents the same in both PNLDs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-11T17:21:37Z No. of bitstreams: 1 ASS11022025 .pdf: 710228 bytes, checksum: 00eb9b3118cb77d2d507df625e90bb28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T17:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASS11022025 .pdf: 710228 bytes, checksum: 00eb9b3118cb77d2d507df625e90bb28 (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleProblemáticas socioambientais do Bioma Caatinga: análise de livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologiaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Matias, Aluska da Silva-
dc.description.resumoDiante das mudanças sistemáticas no campo das políticas públicas ambientais e educacionais no âmbito do ensino médio que ocorreram nos últimos anos no país, faz-se necessário verificar se tais mudanças, de algum modo, refletiram-se nos livros didáticos dessa fase tão importante da formação dos estudantes. Neste contexto, o presente trabalho objetiva compreender se houve, nos conteúdos sobre o Bioma Caatinga, mudanças na abordagem das questões ambientais e de Educação Ambiental nos livros de Biologia e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do ensino médio aprovados no PNLD 2018 e PNLD 2021. O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental. Após leitura flutuante dos Guias de Livros Didáticos de ambos os PNLD, a pesquisa centrouse nos LD de Biologia e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias que mantiveram, em suas coleções, o mesmo grupo de autores. Para análise das obras, recorreu-se ao método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Essa análise resultou na definição de quatro categorias para a unidade de contexto “perspectivas de apresentação do bioma”, apresentadas, respectivamente, como: “Caracterização” (70,00%); “Aspectos ecológicos e adaptativos” (16,67%); “Conceito” (11,67%) e “Ideias ingênuas ou inadequadas” (1,67%). Já para a unidade de contexto “meio ambiente” foram definidas as categorias: “Pressão e degradação ambiental” (60,61%); “Relevância” (27,27%) e “Preservação e equilíbrio ambiental” (12,12%). A partir desses resultados, foi possível verificar e concluir que algumas coleções apresentaram uma maior preocupação na abordagem das questões ambientais, enquanto outras mantiveram seus conteúdos iguais em ambos os PNLD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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