Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Pedro da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-11T19:15:48Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-11T19:15:48Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33487-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the proposals for using calculators as an auxiliary methodology in teaching Mathematics in the final years of Elementary School, in the 6th to 9th grade books from Dante's textbook collection, called “Teláris”, published after the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) (Brazil, 2018). The use of calculators has been discussed for some time and is present in some BNCC skills in the area of Mathematics. Our research work is qualitative, bibliographic, and we based ourselves on authors such as Farias, Romanello and Domingues (2018); Luna and Lins (2017) and Silveira, Abreu and Andrade (2022) who deal with the topic and also the BNCC document. In the 6th grade book, we found a greater number of activities focused on the topic, with instructions on how to use the calculator correctly. In the books for the 7th to 9th grades, the activities are fewer in number, but at an acceptable frequency. We conclude that the proposed use of the calculator in the textbooks analyzed is significant in the collection analyzed, which follows the guidelines of the BNCC, even though there are no skills in the 8th and 9th grades that directly guide the use of the calculator, but they mention digital technologies, in which calculators are inserted. Most of the proposed activities involving the use of the calculator in the Dante collection involve checking calculations performed through other calculation strategies from a self-assessment perspective, and there are few activities of an exploratory nature or analysis of patterns aimed at generalizations, which expand the creative use of the calculator.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-11T19:15:48Z No. of bitstreams: 1 PSB11022025.pdf: 4897501 bytes, checksum: 9d28da813a37a8e5bac9275760871119 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T19:15:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PSB11022025.pdf: 4897501 bytes, checksum: 9d28da813a37a8e5bac9275760871119 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectUso da calculadorapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titlePropostas de uso de calculadora em uma coleção de livro didático de matemática para os anos finais do ensino fundamental após aprovação da BNCCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral analisar as propostas de uso da calculadora como uma metodologia auxiliar no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, nos livros de 6° ao 9º Anos da coleção de livros didáticos de Dante, denominada “Teláris”, publicada depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018). O uso da calculadora é discutido há algum tempo e está presente em algumas habilidades da BNCC, na área de Matemática. Nosso trabalho de pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, e nos baseamos em autores como Farias, Romanello e Domingues (2018); Luna e Lins (2017) e Silveira, Abreu e Andrade (2022) que tratam do tema e também do documento da BNCC. No livro do 6° Ano constatamos um maior número de atividades voltadas ao tema, com indicações de como usar a calculadora de maneira correta. Nos livros do 7° ao 9° Anos as atividades estão em menor número, mas em uma frequência aceitável. Concluímos que a proposta de uso da calculadora nos livros didáticos analisados é significativa na coleção analisada, que segue as orientações da BNCC, mesmo não havendo habilidades no 8° e 9° Ano que orientem diretamente ao uso da calculadora, mas citam tecnologias digitais, nas quais as calculadoras estão inseridas. A maior parte das atividades propostas envolvendo o uso de calculadora, na coleção de Dante envolve a conferência de cálculos realizados por meio de outras estratégias de cálculo em uma perspectiva de autoavaliação, e há poucas atividades de natureza exploratória ou de análise padrões visando generalizações, que ampliam o uso criativo da calculadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSB11022025.pdf4,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.