Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, : Letícia Andrade Alves de-
dc.date.accessioned2025-02-12T11:57:40Z-
dc.date.available2025-02-12T11:57:40Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33494-
dc.description.abstractThis project aims to develop agroecological pedagogical practices in a private school located in João Pessoa, Paraíba. The school was founded in December 2017 with the goal of offering transformative education, recognizing the human being as integral and interconnected to the environment. The proposal was to promote compassionate and sustainable coexistence, applying the principle of anti-speciesist intersectionality in the relationships established at the school. The target audience was children aged two to six, divided into two groups: one aged two to three and the other aged four to six. The activities were adapted from the literature according to the skills and needs of each age group, following the guidelines of the National Common Curricular Base. The objective of the experiences in agroecology in early childhood education was to awaken in children a sense of belonging to nature and responsibility towards the diverse forms of life, rescuing knowledge, stimulating empathy, dialogue and cooperation. These experiences also encouraged reflections on what we consume, how we consume it, where it comes from, where it goes, who produces it and how it is produced, with the aim of creating healthy, natural and pesticide-free collective experiences. The results were significant and were observed in the children's progress in their interactions - with each other and with nature -, in the improvement of ecological practices and in other aspects of the learning and understanding process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Morais (brunamorais@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-12T11:57:40Z No. of bitstreams: 1 TCC-LeticiaAndrade_-_Final_.pdf: 11791731 bytes, checksum: af84f991b432f3b0bed276b04918bdcf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T11:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-LeticiaAndrade_-_Final_.pdf: 11791731 bytes, checksum: af84f991b432f3b0bed276b04918bdcf (MD5) Previous issue date: 2023-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAutonomia infantilpt_BR
dc.subjectAtividades sensoriaispt_BR
dc.titleEducação infantil e agroecologia: pela saúde da crianças e da terrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Anabelle Camarotti de Lima-
dc.description.resumoEste resumo tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas agroecológicas em uma escola particular localizada em João Pessoa, Paraíba. A escola foi fundada em dezembro de 2017 com o objetivo de oferecer uma educação transformadora, reconhecendo o ser humano como íntegro e interligado ao meio ambiente. A proposta era promover a convivência compassiva e sustentável, aplicando o princípio da interseccionalidade antiespecista nas relações estabelecidas na escola. O público-alvo foram crianças de dois a seis anos, divididas em dois grupos: um de dois a três anos e outro de quatro a seis anos. As atividades foram adaptadas da literatura de acordo com as habilidades e necessidades de cada faixa etária, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo das vivências em agroecologia na educação infantil foi despertar nas crianças o sentimento pertencimento à natureza e responsabilidade em relação às diversas forma de vida, resgatando saberes, estimulando a empatia, o diálogo e a cooperação. Essas vivências também promoveram reflexões sobre o que consumimos, como consumimos, de onde vem, para onde vai, quem produz e como produz, com o objetivo de trazer experiências coletivas saudáveis, naturais e livres de agrotóxicos. Os resultados foram significativos e observados no progresso das crianças em relação às suas interações - entre si e com a natureza-, no aprimoramento das práticas ecológicas e em outros aspectos do processo de aprendizagem e compreensão e compreensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAgriculturapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-LeticiaAndrade_-_Final_.pdf11,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.