Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Abrahão Eneias da-
dc.date.accessioned2018-01-19T15:27:25Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2018-01-19T15:27:25Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3349-
dc.description.abstractThe present study intends to be a reflection on the education situation facing the new information and communication technologies and their impacts on education, prioritizing the role that social networks have played in recent years since the massification of mobile devices, as well as researching which The positions adopted by teachers and students in their use in pedagogical practices. In this sense, we present some historical facts and pedagogical approaches on the applications of information and communication technologies in education. Thus, this work aims to discuss the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) by teachers and students of the High School in the State Schools of the Valley of Mamanguape - PB as a pedagogical strategy. From a qualitative approach, data from three classes were collected from two state schools in the Mamanguape Valley, and data were collected from a sample of teachers that compose the schools surveyed. Based on the data, it was possible to identify some technologies used by teachers and to draw a profile of teachers and students regarding the use of technologies in pedagogical practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-01-19T15:27:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AES14062017.pdf: 845895 bytes, checksum: 6530cc39c8e5b56f8ea584de68779e5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-19T15:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AES14062017.pdf: 845895 bytes, checksum: 6530cc39c8e5b56f8ea584de68779e5b (MD5) Previous issue date: 2017-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInformatics in educationpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleUtilização de tecnologias digitais de informação e comunicação em processos ensino-aprendizagem no ensino médio em escolas públicas de Mamanguape e Rio Tinto/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.description.resumoO presente estudo pretende ser uma reflexão sobre a situação da educação frente as novas tecnologias da informação e comunicação e seus impactos na educação, priorizando o papel que as redes sociais têm desempenhado nesses últimos anos desde a massificação dos dispositivos móveis, assim também como pesquisar quais as posições adotadas pelos professores e alunos na sua utilização nas práticas pedagógicas. Neste sentido, são apresentadas alguns fatos históricos e abordagens pedagógicas sobre as aplicações das tecnologias de informação e comunicação no âmbito educacional. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores e alunos do Ensino Médio nas Escolas Estaduais do Vale do Mamanguape - PB como estratégia pedagógica. A partir de uma abordagem qualitativa foram coletados dados de três turmas em duas escolas estaduais do Vale do Mamanguape, assim também foram coletados dados de uma amostra de professores que compõe as escolas pesquisadas. Com base nos dados foi possível identificar algumas tecnologias utilizadas pelos professores e traçar um perfil dos professores e alunos em relação ao uso das tecnologias nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AES14062017.pdf826,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons