Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33501
Tipo: | TCC |
Título: | Atividades experimentais com materiais acessíveis no ensino de química: uma análise das percepções dos alunos de ensino médio |
Autor(es): | Santos, Luan Bruno Lima dos |
Primeiro Orientador: | Moreira, Dayse das Neves |
Resumo: | O presente trabalho visa explorar a importância das aulas experimentais no ensino de Química, utilizando experimentos com materiais de baixo custo como recursos pedagógicos eficazes. O objetivo principal foi avaliar o impacto das atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem, verificando se esses experimentos despertavam o interesse dos alunos e contribuíam para uma melhor compreensão dos conteúdos químicos. A pesquisa foi realizada em duas turmas de 1° ano do ensino médio de uma Escola Cidadã Integral, ao longo das aulas práticas. Essas aulas foram cuidadosamente estruturadas em diversas etapas: introdução dos conteúdos teóricos, desenvolvimento dos experimentos práticos utilizando utensílios domésticos e materiais acessíveis, e avaliação do aprendizado dos alunos por meio de sondagens e questionários qualitativos. Os resultados indicaram que a utilização de atividades experimentais com materiais de baixo custo possibilitou uma maior participação dos alunos, facilitando o entendimento dos conceitos abordados em sala de aula e promovendo o desenvolvimento de habilidades investigativas e pensamento crítico. A abordagem adotada demonstrou ser eficaz, promovendo um ensino de Química mais inclusivo, interativo e envolvente, além de contribuir para a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios científicos contemporâneos. |
Abstract: | The present work aims to explore the importance of experimental classes in teaching Chemistry, using experiments with low-cost materials as effective pedagogical resources. The main objective was to evaluate the impact of experimental activities on the teaching-learning process, checking whether these experiments aroused students' interest and contributed to a better understanding of chemical content. The research was carried out in two 1st year high school classes at an Integral Citizen School, during practical classes. These classes were carefully structured in several stages: introduction of theoretical content, development of practical experiments using household utensils and accessible materials, and assessment of student learning through surveys and qualitative questionnaires. The results indicated that the use of experimental activities with low-cost materials enabled greater student participation, facilitating the understanding of the concepts covered in the classroom and promoting the development of investigative skills and critical thinking. The approach adopted proved to be effective, promoting more inclusive, interactive and engaging Chemistry teaching, in addition to contributing to the formation of citizens who are better prepared to face contemporary scientific challenges. |
Palavras-chave: | Atividades experimentais Ensino de química Materiais de baixo custo - Experimento químico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33501 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LBLS12022025 .pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.