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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33514
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Thiago Silva-
dc.date.accessioned2025-02-12T19:08:18Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-12T19:08:18Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33514-
dc.description.abstractThe following study is a review focused on the relationship between Information and Communication Technologies (ICTs) and inquiry-based teaching, specifically regarding the development of activities aimed at education and health. Inquiry-based teaching emerges as a way to challenge the current educational model, promoting students' protagonism in the knowledge construction process and fostering critical individual thinking. By placing the student at the center of the knowledge construction process, we break with traditionalist approaches, enabling them to explore knowledge through reflective and applied practices. Moreover, ICTs stand out as a resource that enhances the learning environment, making it more dynamic, interactive, and collaborative. This fosters greater access to information and student engagement. For this research, a qualitative approach was used, combined with bibliographic research and document analysis, to examine pedagogical practices related to health education. Data collection was conducted in bibliographic databases from three key scientific publication platforms in the field of education in Brazil: the Revista de Investigação em Ensino de Ciências (IENCI), the Revista de Ensino de Biologia (SBEnBio), and the papers published in the 2nd and later the 3rd Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (EnECI). The inclusion criterion was the year of publication, which had to be between 2020 and 2024, a period chosen due to the impact of the COVID-19 pandemic on the educational landscape. When analyzing the results, it is evident that inquiry-based teaching aligns remarkably with ICTs. This synergy fosters the development of socio-emotional skills and critical thinking, turning students into active agents in the construction and socialization of scientific knowledge, thereby redefining what is learned in formal educational environments. However, it is crucial to highlight existing challenges, the most significant being limited access to technology for both teachers and students, as well as insufficient investment in teachers’ continuous professional development. Improving teacher training has a direct impact on students, whether in simpler aspects or more complex ones. For ICTs and inquiry-based teaching to be truly effective in our current educational system, it is essential to revisit public education policies, particularly regarding individualized pedagogical planning centered on inclusion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-12T19:08:18Z No. of bitstreams: 1 TSS12022025.pdf: 725030 bytes, checksum: 327c25e695f6e3dced99925e0456122d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T19:08:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TSS12022025.pdf: 725030 bytes, checksum: 327c25e695f6e3dced99925e0456122d (MD5) Previous issue date: 2024-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleA aplicação de tics no ensino de biologia por investigação com temas em saúde: uma análise bibliográfica (2020-2024)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Marsílvio Gonçalves-
dc.description.resumoO estudo a seguir, trata-se de uma revisão centrada na relação das tecnologias da informação (TICs) e o ensino por investigação, no que se refere ao desenvolvimento de atividades voltadas a educação e saúde. O ensino por investigação apresenta-se como uma forma de questionar o atual modelo educacional, favorecendo o protagonismo dos educandos no âmbito da construção do saber, fomentando o ser crítico individual. Quando colocamos o aluno no centro do processo de construção do conhecimento, rompemos com o cerne tradicionalista, capacitando-o a explorar o saber utilizando-se de práticas reflexivas e aplicadas. Não obstante, as TICs se destacam como um recurso onde há um fomento no que se refere a potencialização no ambiente de aprendizagem, tal espaço se torna mais vívido, interativo e colaborativo, o que acaba fortalecendo as oportunidades de acesso à informação e engajamento dos educandos. Para tal pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, aliada a uma pesquisa bibliográfica e também, com auxílio de análise documental, foi possível se debruçar as práticas pedagógicas voltadas a educação em saúde. A coleta de dados foi feita em bancos de dados bibliográficos de três meios de publicação científica com referência na área de educação no Brasil, a Revista de Investigação em Ensino de Ciências (IENCI) a Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio e os trabalhos publicados no 2º e posteriormente no 3º Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (EnECI). O critério de inclusão foi o ano de publicação, que deveria ser entre 2020 e 2024, período excepcionalmente aplicado devido aos efeitos da pandemia da COVID-19 no cenário educacional. Quando nos debruçamos sobre os resultados, é possível aferir que os indicadores de ensino por investigação se relacionam de forma magistral com as TICs, esse tipo de diálogo fomenta o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e pensamento crítico. O que torna os alunos, agentes ativos na construção e socialização do saber científico, ressignificando o que é aprendido nos ambientes formais de educação. Mas, é imperioso evidenciar que ainda existem desafios a serem vencidos, um dos mais expressivos é a deficiência no acesso à tecnologia por parte dos docentes e discentes, além de uma baixa oferta no investimento de formação continuada aos professores. Quando se tem uma melhoria na capacitação dos docentes, isso reflete diretamente nos alunos, seja em um aspecto simplista ou em outros mais relativamente complexos. Para que as TICs e o ensino por investigação sejam, de fato, eficientes no nosso atual sistema educacional, é importante que se revejam as políticas públicas de educação, no que se refere a um planejamento pedagógico individualizado, pensado com cerne na inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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