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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33520
Tipo: Dissertação
Título: O Programa Gira Mundo : a mobilidade estudantil internacional como ferramenta de inclusão social no Estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Tulhio Cezidio Serrano da
Primeiro Orientador: Silva, Emanuel Luiz Pereira da
Resumo: Esta dissertação examina o Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo, iniciativa implementada em 2015 pelo Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação, através da Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil. O estudo objetiva diagnosticar o perfil dos beneficiários dessa política de mobilidade estudantil em diferentes regiões do estado, identificar seus impactos e analisar as transformações no processo de ensino-aprendizagem durante o período de operação do programa, de 2016 a 2020.A construção teórica e metodológica parte da reflexão sobre a mobilidade estudantil internacional, ancorada nas contribuições de Teichler (2004, 2009), Aguiar (2017) e Prado (2000, 2002). A pesquisa é caracterizada como de campo, de natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal com estudantes intercambistas de diversas regiões do estado. Conforme Veiga & Gondim (2001), essa abordagem é eficaz para compreender as percepções, atitudes e representações sociais de grupos humanos.A análise concentra-se nas experiências dos estudantes da rede pública estadual da Paraíba, fornecendo respostas quanto aos impactos socioculturais e educacionais durante a execução do programa. Segundo Teichler (2009), a internacionalização visa à compreensão mútua, ao aprimoramento da qualidade educacional, a uma vida cultural mais rica e ao crescimento econômico.Os resultados indicam que o Programa Gira Mundo ultrapassou fronteiras geográficas, atingindo mais de 50% do território paraibano em apenas quatro anos. Esse alcance demonstra não apenas a eficácia do programa, mas também seu impacto direto em comunidades diversas, promovendo uma educação mais inclusiva e globalizada. Destaca-se o "efeito de derramamento", onde os estudantes não apenas absorveram conhecimento, mas também se tornaram agentes ativos na disseminação desse aprendizado.A pesquisa também evidenciou o desenvolvimento do protagonismo juvenil entre os intercambistas, que não apenas absorveram lições acadêmicas, mas tornaram-se agentes de mudança em suas comunidades, servindo como modelos inspiradores para outros jovens.A metodologia, incluindo o método de grupo focal, ressaltou a importância de estratégias inovadoras na pesquisa em políticas públicas de juventude e educação. O estudo, alinhado a preceitos teóricos robustos, demonstrou que o Gira Mundo não apenas transcendia fronteiras geográficas, mas moldava uma cultura educacional mais inclusiva, global e orientada para a excelência em todo o estado da Paraíba.Em síntese, o Programa Gira Mundo emerge como uma revolução paraibana, deixando rastros de impacto em diversos domínios educacionais e sociais. A pesquisa destaca a urgência de investir na educação e no potencial da juventude como uma via transformadora, solidificando a Educação como a chave mestra para uma sociedade democrática, igualitária e plenamente desenvolvida.
Abstract: This dissertation examines the Gira Mundo International Exchange Program, an initiative implemented in 2015 by the Government of the State of Paraíba through the State Department of Education, via the Executive Directorate of Student Development. The study aims to diagnose the profile of the beneficiaries of this student mobility policy in different regions of the state, identify its impacts, and analyze transformations in the teaching and learning process during the program's operation period, from 2016 to 2019.The theoretical and methodological construction stems from a reflection on international student mobility, grounded in the contributions of Teichler (2004, 2009), Aguiar (2017), and Prado (2000, 2002). The research is characterized as fieldwork, qualitative in nature, utilizing the focus group technique with student exchange participants from various regions of the state. According to Veiga & Gondim (2001), this approach is effective in understanding the perceptions, attitudes, and social representations of human groups.The analysis focuses on the experiences of students from the state public school system in Paraíba, providing answers regarding sociocultural and educational impacts during the program's execution. According to Teichler (2009), internationalization aims for mutual understanding, the enhancement of educational quality, a richer cultural life, and ultimately, economic growth.Results indicate that the Gira Mundo Program transcended geographical boundaries, reaching over 50% of the Paraíba territory in just four years. This outreach demonstrates not only the program's effectiveness but also its direct impact on diverse communities, promoting a more inclusive and globalized education. The "spill-over effect" is noteworthy, where students not only absorbed knowledge but also became active agents in disseminating this learning.The research also highlighted the development of youth leadership among the exchange participants, who not only absorbed academic lessons but became agents of change in their communities, serving as inspirational models for other young people. The methodology, including the focus group method, underscored the importance of innovative strategies in researching youth and education public policies. The study, aligned with robust theoretical principles, demonstrated that Gira Mundo not only transcended geographical boundaries but also shaped a more inclusive, global, and excellenceoriented educational culture throughout the state of Paraíba.In summary, the Gira Mundo Program emerges as a Paraíban revolution, leaving traces of impact across various educational and social domains. The research highlights the urgency of investing in education and the potential of youth as a transformative path, solidifying Education as the master key to a democratic, egalitarian, and fully developed society.
Palavras-chave: Intercâmbio estudantil
Mobilidade estudantil
Educação - Internacionalização
Programa Gira Mundo
Student Mobility
Public policy
Gira Mundo Program I
nternationalization
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33520
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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