Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33522
Tipo: TCC
Título: As vozes dos professores de espanhol sobre as políticas linguísticas e ensino de línguas na grande João Pessoa-PB
Autor(es): Muniz, Germana Maria Leitão
Primeiro Orientador: Castro, Franklin Roosevelt Martins de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto das políticas linguísticas na manutenção e desenvolvimento do ensino de língua espanhola no ensino médio brasileiro, com foco na região metropolitana de João Pessoa-PB. A pesquisa buscou identificar os principais desafios e oportunidades para a área, considerando as perspectivas dos professores de espanhol. Alicerçada na obra de autores como Calvet (2007), Hidalgo e Vinhas (2021), Costa Junior e Carvalho (2020), a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica com um questionário realizado com quatro professores de espanhol da região. Os resultados obtidos demonstram que as políticas linguísticas brasileiras exercem uma influência significativa sobre o ensino de línguas estrangeiras, especialmente no que se refere à escolha das línguas a serem ofertadas e aos recursos destinados à área. Os professores analisados destacaram diversos desafios, como a falta de valorização da língua espanhola em relação ao inglês e a insuficiência de formação continuada. No entanto, também foram identificadas oportunidades, como o crescente interesse dos estudantes pela cultura hispânica e a expansão das relações econômicas e comerciais entre o Brasil e os países hispano-falantes
Abstract: RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo analizar el impacto de las políticas lingüísticas en el mantenimiento y desarrollo de la enseñanza del español en las escuelas secundarias brasileñas, centrándose en la región metropolitana de João Pessoa-PB. La investigación buscó identificar los principales desafíos y oportunidades para el área, considerando las perspectivas de los profesores de español. Basándose en el trabajo de autores como Calvet (2007), Hidalgo y Vinhas (2021), Costa Junior y Carvalho (2020), la investigación adoptó un enfoque cualitativo, combinando el análisis bibliográfico con un cuestionario realizado a cuatro profesores de español de la región. Los resultados muestran que las políticas lingüísticas brasileñas tienen una influencia significativa en la enseñanza de lenguas extranjeras, especialmente en lo que respecta a la elección de las lenguas que se ofrecerán y los recursos asignados al área. Los profesores analizados destacaron varios desafíos, como la falta de valoración de la lengua española en relación con el inglés y la falta de formación continua. Sin embargo, también se identificaron oportunidades, como el creciente interés de los alumnos por la cultura hispánica y la expansión de las relaciones económicas y comerciales entre Brasil y los países hispanohablantes.
Palavras-chave: Políticas linguísticas
Ensino de espanhol
Professores
Desafios
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33522
Data do documento: 30-Jan-2025
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GermanaMariaLeitãoMuniz_TCC.pdfTCC1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GermanaMariaLeitãoMuniz_TERMO.pdfTERMO223,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons