Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33523
Tipo: | Tese |
Título: | Gestão democrática sob cerco : a tecnologia de gestão educacional "elitizando" a escola cidadã integral na Paraíba |
Autor(es): | Chagas, Liliane Alves |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
Resumo: | Programa de Educação Integral do Estado da Paraíba tem um modelo de gestão educacional concebido por uma organização privada, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Esse modelo é intitulado Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), e tem sido adotado nas escolas integrais da rede estadual desde 2015, ano de criação do modelo. A questão que constituiu nosso problema de pesquisa foi: as orientações para a gestão escolar propostas pela TGE nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (Ecit) promovem a gestão democrática nessas comunidades escolares? O objetivo geral consistiu em analisar como a TGE concebe a democracia e a gestão democrática que deve ser atuada nas Ecit da rede estadual da Paraíba. Para tanto, a pesquisa, de abordagem qualitativa em educação, foi desenvolvida utilizando como método de procedimento o estudo de caso. Seu caráter exploratório, assim como a análise de documentos e a pesquisa bibliográfica, foi fundamental para o tratamento investigativo, analítico e qualitativo dos achados a partir das entrevistas com os membros da comunidade escolar, entrevistas essas que seguiram os trâmites éticos necessários para sua realização. Além disso, a pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (Bowe; Ball; Gold, 1992) e a Teoria da Atuação (Theory of Policy Enactment) (Ball; Maguire; Braun, 2021), combinadas à Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015), uma vez que nos apoiamos na compreensão de política enquanto discurso. Nossas análises identificaram que a gestão escolar que vem sendo mobilizada pela TGE nas Escolas Cidadãs na Paraíba não condiz com a efetivação da gestão democrática proposta pela legislação educacional brasileira. Isso se deve ao fato de que, para além da ausência de mecanismos que possibilitem a escolha democrática de diretores e diretoras escolares, verificamos que o conceito de democracia neoliberal que subjaz o modelo do ICE tem atuado na tentativa de fragilizar os espaços colegiados, representativos, deliberativos e democráticos, a exemplo do conselho escolar. Além disso, vislumbramos a atuação dos sujeitos numa perspectiva de participação tutelada, uma vez que não há efetividade de suas participações em processos decisórios no interior da Ecit. Contudo, advogamos pela existência de atuações de resistência e de (re)existências que contrariam e subvertem o proposto pelo ICE. |
Abstract: | The Full-Time Education Program of the State of Paraíba has an educational management model designed by a private organization, the Institute of Co-responsibility for Education (ICE). This model is called Educational Management Technology (TGE), and has been adopted in full-time schools in Paraíba’s education network since 2015, when the model was created. The question that constituted our research problem was: do the guidelines for school management proposed by TGE in Vocational Citizen Schools (Ecit) promote democratic management in these school communities? The general objective was to analyze how TGE conceives democracy and the democratic management that should be implemented in the Ecits of the state network of Paraíba. To this end, the research, with a qualitative approach in education, was developed using the case study as a method of procedure. Its exploratory nature, as well as document analysis and bibliographical research, was fundamental for the investigative, analytical, and qualitative treatment of findings from interviews with members of the school Community. The interviews followed the ethical procedures necessary for their completion. In addition, it uses the Policy Cycle Approach (Bowe; Ball; Gold, 1992) and the Theory of Policy Enactment (Ball; Maguire; Braun, 2021) combined with Discourse Theory (Laclau; Mouffe, 2015) as its theoretical-methodological framework, since we rely on an understanding of politics as discourse. This theoretical-methodological tool will be used to broaden the discussions, in the search for analysis and understanding of the discourses constituted by the actors of the policy under investigation. Our analysis found that the school management that has been mobilized by the TGE in the Citizen Schools in Paraíba is not in line with the democratic management proposed by Brazilian educational legislation, given that in addition to the absence of mechanisms that enable the democratic choice of principals and principals, we see that the concept of neoliberal democracy that underlies the model has acted in an attempt to weaken collegiate, representative, deliberative and democratic spaces, such as the school council, and we also see the subjects acting from a perspective of tutelage participation, since their participation in decision-making processes within the Ecit is not effective. However, we advocate the existence of acts of resistance and (re)existences that contradict and subvert what is proposed by the ICE. RESUMEN El Programa de Educación Integral del Estado de Paraíba cuenta con un modelo de gestión educativa diseñado por una organización privada, el Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Este modelo se denomina Tecnología de Gestión Educativa (TGE), y ha sido adoptado en escuelas integrales de la red estatal desde 2015, año de creación del modelo. La pregunta que constituyó nuestro problema de investigación fue: ¿los lineamientos para la gestión escolar propuestos por el TGE en las Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (Ecit) promueven la gestión democrática en estas comunidades escolares? El objetivo general fue analizar cómo TGE concibe la democracia y la gestión democrática que debe ser implementada en las Ecits de la red estatal de Paraíba. Para ello, la investigación, con enfoque cualitativo en educación, se desarrolló utilizando como método de procedimiento el estudio de caso. Su carácter exploratorio, así como el análisis documental y la investigación bibliográfica, fue fundamental para el tratamiento investigativo, analítico y cualitativo de los hallazgos de las entrevistas a miembros de la comunidad escolar, entrevistas que siguieron los procedimientos éticos necesarios para su realización. Además, utiliza como marco teórico-metodológico el Policy Cycle Approach (Bowe; Ball; Gold, 1992) y la Teoría de Actuación (Ball; Maguire; Braun, 2021) combinados con la Teoría del Discurso (Laclau; Mouffe, 2015), ya que nos basamos en una comprensión de la política como discurso. Esta herramienta teórico-metodológica será utilizada para ampliar las discusiones, en la búsqueda de analizar y comprender los discursos constituidos por los actores de la política investigada. Nuestros análisis constataron que la gestión escolar movilizada por el TGE en las Escuelas Ciudadanas de Paraíba no está en consonancia con la gestión democrática propuesta por la legislación educativa brasileña, dado que, además de la ausencia de mecanismos que posibiliten la elección democrática de directores y directoras, vemos que el concepto de democracia neoliberal que subyace al modelo ha actuado en el intento de debilitar los espacios colegiados, representativos, deliberativos y democráticos, como el consejo escolar, y vemos también que los sujetos actúan desde una perspectiva de participación tutelar, ya que su participación en los procesos de toma de decisiones dentro del Ecit no es efectiva. Sin embargo, defendemos la existencia de actos de resistencia y (re)existencias que contradicen y subvierten lo propuesto por el ICE. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Democracia Gestão democrática Teoria do discurso Teoria da atuação Educational policies Democracy Democratic management Discourse theory Theory of policy enactment Políticas educativas Gestión democrática Teoría del discurso Teoría de actuación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33523 |
Data do documento: | 9-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LilianeAlvesChagas_Tese.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons