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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33526
Tipo: Dissertação
Título: Determinantes e consequentes da rotatividade dos servidores técnico-administrativos no campus IV da UFPB
Autor(es): Araújo, Walter Junior Leitão de
Primeiro Orientador: Santos, Gabriela Tavares dos
Resumo: Este estudo objetivou investigar os determinantes e consequências da rotatividade interna dos servidores técnico-administrativos no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Localizado no litoral norte da Paraíba, o Campus IV conta com uma equipe insuficiente e um alto índice de rotatividade entre seus técnicos administrativos. Para abordar essa questão, foram estabelecidos objetivos específicos que incluíram a identificação dos fatores que influenciaram a decisão de saída dos TAES para outros centros da UFPB, a avaliação dos impactos da rotatividade na gestão do Campus na percepção dos gestores e a proposição de ações e estratégias de gestão para mitigar esses efeitos. Com base em uma revisão de literatura, foi estruturado um referencial teórico contendo estudos sobre as causas determinantes da rotatividade em organizações públicas e privadas. A pesquisa começou com uma análise documental, levantando dados sobre a evolução do quadro de servidores de 2015 a 2022 e informações sobre editais de remoção até 2024, que impactam diretamente a rotatividade no Centro. A partir dos fatores organizacionais identificados no referencial teórico, foram elaborados roteiros de entrevistas para servidores técnicos administrativos e gestores do Campus IV, com o objetivo de explorar suas experiências e percepções sobre fatores psicológicos e do ambiente organizacional. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas semiestruturadas e análise documental para investigar a rotatividade. A análise dos dados identificou padrões e temas recorrentes, que foram contrastados com os referenciais teóricos. A inclusão da análise de narrativas valorizou as experiências dos participantes e forneceu insights valiosos para a gestão de recursos humanos, permitindo uma compreensão abrangente do fenômeno e a proposição de ações e estratégias para mitigar seus efeitos negativos. Os resultados revelam que a alta rotatividade afeta o comprometimento e a confiança entre servidores, sendo recomendadas a flexibilização de horários, o trabalho remoto, e a reestruturação das funções gratificadas. Melhorias nas políticas de gestão e comunicação interna também são sugeridas para aumentar a satisfação e a estabilidade dos servidores. Espera-se que essa pesquisa ofereça informações valiosas para a universidade, possibilitando melhorias nas condições de trabalho e na redução da rotatividade, demostrando sua relavância acadêmica e impacto social, fornecendo orientações práticas como produto gerado, relevante para uma gestão de recursos humanos mais eficaz no Campus IV da UFPB.
Abstract: This study aimed to investigate the determinants and consequences of internal turnover among technical-administrative staff at Campus IV of the Federal University of Paraíba (UFPB).Located on the northern coast of Paraíba, Campus IV has an insufficient team and a high turnover rate among its administrative technicians. To address this issue, specific objectives were established, including identifying the factors influencing the decision of administrative technicians to transfer to other UFPB centers, evaluating the impacts of turnover on campus management from the perspective of managers, and proposing management actions and strategies to mitigate these effects. Based on a literature review, a theoretical framework was structured, containing studies on the determinants of turnover in public and private organizations. The research began with a documentary analysis, collecting data on the evolution of the staff from 2015 to 2022 and information on removal notices up to 2024, which directly impact turnover at the center. From the organizational factors identified in the theoretical framework, interview scripts were developed for administrative technical staff and managers of Campus IV to explore their experiences and perceptions regarding psychological factors and the organizational environment. Using a qualitative approach, the research involved semi-structured interviews and documentary analysis to investigate turnover. Data analysis identified recurring patterns and themes, which were contrasted with the theoretical references. The inclusion of narrative analysis valued the participants' experiences and provided valuable insights for human resource management, allowing a comprehensive understanding of the phenomenon and proposing actions and strategies to mitigate its negative effects. The results reveal that high turnover affects commitment and trust among staff, recommending flexible schedules, remote work, and the restructuring of rewarded positions. Improvements in management policies and internal communication are also suggested to increase staff satisfaction and stability. It is expected that this research will provide valuable information to the university, enabling improvements in working conditions and a reduction in turnover, demonstrating its academic relevance and social impact, while offering practical guidelines as a generated product, relevant to more effective human resource management at Campus IV of UFPB.
Palavras-chave: Rotatividade
Servidores técnico-administrativos
Impactos da rotatividade
Ambiente organizacional
Turnover
Administrative technical staff
Impacts of turnover
Organizational environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33526
Data do documento: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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