Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3352Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cardoso Filho, Raimundo José | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-25T16:03:58Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-14 | - |
| dc.date.available | 2018-01-25T16:03:58Z | - |
| dc.date.issued | 2017-05-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3352 | - |
| dc.description.abstract | The academic community of the IHC Human-Computer Interaction (Brazilian Symposium on Human Factors in Computational Systems) performs reference research for researchers and professionals in this area of knowledge. Therefore, when initiating a research on Human-Computer Interaction it is relevant to know how the subject is reported in the community. Given the evidence of inclusion and accessibility theme, aware of the importance of evaluations of products for people with disabilities, this article presents a survey of the information extracted from the publications of the last ten editions of the IHC. The objective is to identify which evaluation methods and data collection instruments are being adopted for further research on the adaptation and validation of traditional usability and accessibility testing tools when the target audience is for people with disabilities. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-01-25T16:03:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RJCF14062017.pdf: 492714 bytes, checksum: 23b55b0907787c5a0adf3fcb98690236 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-25T16:03:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RJCF14062017.pdf: 492714 bytes, checksum: 23b55b0907787c5a0adf3fcb98690236 (MD5) Previous issue date: 2017-05-29 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Testes de Usabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
| dc.subject | Observação da Interação | pt_BR |
| dc.subject | Usability Testing | pt_BR |
| dc.subject | Assistive Technology | pt_BR |
| dc.subject | Observation of the Interaction | pt_BR |
| dc.title | Uma visão sobre avaliação de usabilidade e acessibilidade no IHC | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Yuska Paola Costa | - |
| dc.description.resumo | A comunidade acadêmica do IHC (Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais) desempenha pesquisas de referência para pesquisadores e profissionais desta área de conhecimento. Portanto, ao iniciar uma pesquisa sobre Interação Humano-Computador é relevante conhecer como o tema é reportado na comunidade. Diante da evidência do tema de inclusão e acessibilidade, ciente da importância de avaliações de produtos destinados a Pessoas com Deficiência (PcD), este artigo apresenta um levantamento das informações extraídas das publicações das últimas dez edições do IHC. O objetivo é identificar quais métodos de avaliação e instrumentos de coleta de dados estão sendo adotados sobre a perspectiva de usabilidade e acessibilidade de produto de software, para posterior investigação sobre a adaptação e validação dos instrumentos tradicionais de testes de usabilidade e acessibilidade quando o público alvo é de pessoas com deficiência. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RJCF14062017.pdf | 481,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
