Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33533
Tipo: Dissertação
Título: Letramento imagético na educação infantil : olhar ativo das crianças a partir da leitura de imagens
Autor(es): Araújo, Diana Maria Alves de
Primeiro Orientador: Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
Resumo: A proposta de pesquisa para este estudo prevê iniciar o desenvolvimento do letramento imagético, abordado por meio da leitura de imagens junto a crianças do Infantil II da Creche Municipal Maria Graciete Ramos Castro, no município de Gurjão-PB. Entendemos que o letramento imagético é uma aquisição social e cultural da linguagem imagética. Nesse sentido, ao fortalecer esse tipo de aprendizagem, estamos enaltecendo as experiências culturais que os(as) educandos(as) já trazem de suas vivências cotidianas. A partir dos referenciais indicados na proposta, entendemos que as imagens são carregadas de significados e, assim, ao se provocar o encontro dessas crianças com essas imagens, estamos assegurando a vivência com a Arte. Neste sentido, estaria lançado à educação um novo desafio: o de reconhecer o letramento imagético como elemento significativo para os processos educacionais. Ao propor esse tipo de atividades, estabelecemos uma interação criativa no ambiente escolar, estimulando as crianças a se tornarem cada vez mais autônomas no desenvolvimento da linguagem e de seus discursos, independentemente de já terem ou não adquirido as habilidades de leitura e escrita ortográfica. Por isso, no processo de ensino-aprendizagem, acreditamos que a Literatura Infantil e a linguagem imagética são aliadas, pois esta união é uma potente ferramenta para a garantia da aprendizagem. Por este motivo, o propósito deste estudo é contribuir para que as crianças da Educação Infantil – Infantil II – possam iniciar o processo de letramento imagético a partir da experimentação e da apreciação de imagens.
Abstract: The research proposal for this study envisages starting the development of image literacy, approached through reading images, with children from Kindergarten II, from the Maria Graciete Ramos Castro Municipal Creche, in the municipality of Gurjão-PB. We understand that image literacy is a social and cultural acquisition of image language. In this sense, by strengthening this type of learning we are enhancing the cultural experiences that students already bring from their daily lives. Based on the references indicated in the proposal, we understand that the images are loaded with meanings and, therefore, by encouraging these children to encounter these images, we are ensuring their experience with Art. In this sense, a new challenge would be presented to education: that of recognizing image literacy as a significant element for educational processes. By proposing this type of activities, we establish a creative interaction in the school environment, encouraging children to become increasingly autonomous in the development of language and their speeches, regardless of whether or not they have already acquired reading and spelling skills. Therefore, in the teaching-learning process we believe that children's literature and image language are allies, as this union is a powerful tool to guarantee learning. For this reason, the purpose of this study is to help children in Early Childhood Education – Kindergarten II begin the process of image literacy through experimentation and appreciation of images.
Palavras-chave: Educação infantil
Letramento imagético
Leitura de imagens
Image literacy
Child Education
Image reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33533
Data do documento: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DianaMariaAlvesDeAraújo_Dissert.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons