Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Bárbara André de Almeida-
dc.date.accessioned2025-02-14T14:29:12Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2025-02-14T14:29:12Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33535-
dc.description.abstractThis thesis aims to explore Gilles Deleuze's Time-Image theories, emphasizing on the concepts of Crystal-Image and the Crystals of Time, applying them to animated cinema. Based on the work “The Boy and the Heron” (2023), directed by Hayao Miyazaki from Studio Ghibli, a detailed analysis of the representation and manipulation of time is conducted, addressing how its narrative and visual layers connect to Deleuze's theory. From this, an analysis of the different states of the crystal - perfect crystal, cracked/flawed crystal, crystal of seeds and decaying crystal - applying them to the animated film “The Boy and the Heron”. Thus, the main objective is to gain a deeper and better understanding of the functioning and different ways to manipulate time in contemporary filmmaking.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-02-14T14:29:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BAAF11112024.pdf: 13998784 bytes, checksum: 1ae57a6c0cc1cda7581f86328e1dc56b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T14:29:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BAAF11112024.pdf: 13998784 bytes, checksum: 1ae57a6c0cc1cda7581f86328e1dc56b (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subjectGilles Deleuzept_BR
dc.subjectHayao Miyazakipt_BR
dc.subjectTempo no cinemapt_BR
dc.subjectImagem-Tempopt_BR
dc.titleA Imagem-Cristal e os Cristais de Tempo em O Menino e a Garça : uma análise do tempo no cinema à luz das teorias de Gilles Deleuze.pt_BR
dc.title.alternativeThe Crystal-Image and Time Crystals in The Boy and the Heron: an analysis of time in cinema in light of Gilles Deleuze's theories.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mayer, Flávia Affonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9960637815307770pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo explorar as teorias de Gilles Deleuze acerca da Imagem-Tempo, com ênfase nos conceitos de Imagem-Cristal e Cristais de Tempo, aplicando-os ao cinema de animação. A partir da obra “O Menino e a Garça” (2023), dirigido por Hayao Miyazaki do Studio Ghibli, realiza-se uma análise detalhada da representação e manipulação do tempo no filme, abordando como suas camadas narrativas e visuais se conectam à teoria deleuziana. A partir disso, foi realizada uma análise dos diferentes estados do cristal - cristal perfeito, cristal rachado, cristal alveolar (princípio germinativo) e cristal em decomposição - aplicados à animação “O Menino e a Garça”. Como resultado, foi possível compreender de maneira mais profunda, o funcionamento e as diferentes formas de manipulação do tempo no cinema .pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAAF11112024.pdf13,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons