Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33545
Tipo: | TCC |
Título: | Olimpíadas de astronomia e astronáutica como ferramenta interdisciplinar no ensino da matemática |
Autor(es): | Nunes, Hiago de Souza |
Primeiro Orientador: | Sousa, Wállace Mangueira de |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a importância das olimpíadas de astronomia e astronáutica e resolução de problemas. Embora a Astronomia esteja incluída no currículo, ela é frequentemente sub-representada e abstrata, necessitando de melhor interpretação. Este estudo propõe uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Astronomia e Matemática, demonstrando que tais métodos podem envolver os alunos e fornecer uma experiência de aprendizagem mais contextualizada. Os resultados da implementação indicam que os alunos foram atraídos pelo tópico, destacando a eficácia das atividades interdisciplinares na educação. Com as questões propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os alunos do Ensino Fundamental II têm a oportunidade de mergulhar em teorias e conceitos aplicados que estimulam o raciocínio lógico e a interpretação científica. Através desses desafios, eles começam a entender fenômenos como o movimento dos corpos celestes e a origem do universo, enquanto desenvolvem uma visão crítica e investigativa sobre a exploração espacial. Assim, a OBA vai além do papel de apoio ao ensino regular. Ela é uma ferramenta que incentiva o aluno a pensar de forma criativa e questionadora, promovendo uma paixão genuína pela ciência e pela descoberta do desconhecido. |
Abstract: | This study aims to analyze the importance of astronomy and astronautics olympiads and problem solving. Although astronomy is included in the curriculum, it is often under-represented and abstract, in need of better interpretation. This study proposes an interdisciplinary approach to teaching astronomy and mathematics, demonstrating that such methods can engage students and provide a more contextualized learning experience. The results of the implementation indicate that students were attracted to the topic, highlighting the effectiveness of interdisciplinary activities in education. With the questions proposed by the Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad (OBA), elementary school students have the opportunity to delve into applied theories and concepts that stimulate logical reasoning and scientific interpretation. Through these challenges, they begin to understand phenomena such as the movement of celestial bodies and the origin of the universe, while developing a critical and investigative view of space exploration. Thus, the OBA goes beyond the role of supporting regular education. It is a tool that encourages students to think creatively and questioningly, fostering a genuine passion for science and the discovery of the unknown. |
Palavras-chave: | Astronomia Matemática Interdisciplinaridade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33545 |
Data do documento: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HSN14022025_EaD_Mat .pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.