Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33548
Tipo: Dissertação
Título: Validação de vídeo sobre calendário vacinal do idoso : ferramenta educativa para orientação de profissionais de saúde
Autor(es): Pereira, Analice Eugênia Soares
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabiana Maria Rodrigues Lopes de
Resumo: Objetivo: validar uma tecnologia educacional em formato de vídeo voltada para os profissionais de saúde sobre o calendário vacinal da pessoa idosa. Método: Trata-se de um estudo do tipo metodológico, para elaboração e validação de uma tecnologia educacional em formato de vídeo. Na primeira etapa do estudo foi realizado uma revisão integrativa de literatura sobre a temática abordada para embasar a elaboração do roteiro, a narração e a criação das ilustrações. As buscas foram realizadas em bases de dados e biblioteca eletrônica, no período de junho de 2023, com enfoque no calendário nacional de vacinação da pessoa idosa. A segunda etapa, por sua vez, consistiu na construção de um produto tecnológico, isto é, o desenvolvimento do vídeo, a partir dos dados adquiridos na literatura. Posteriormente, seu conteúdo foi validado por juízes especialistas. A pesquisa foi submetida à apreciação do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, obedecendo aos preceitos éticos preconizados pela resolução nº 466/12, que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. Resultados e discussão: O processo de validação contou com a participação de 11 juízes de conteúdo, todos profissionais de saúde. O vídeo elaborado apresenta 21 cenas que retrataram os benefícios da imunização, o calendário vacinal da pessoa idosa, bem como seus esquemas de doses, indicações, contraindicações e possíveis eventos adversos. A avaliação dos especialistas teve como base um índice de validação de conteúdo, que permitiu quantificar a adequação do vídeo com relação aos sete aspectos avaliados, sendo eles: objetivos, conteúdo, linguagem, relevância, ilustração, layout e motivação. De maneira geral, o vídeo educativo obteve pontuações acima da média para a maioria dos itens avaliados, indicando uma boa qualidade no conteúdo abordado, com indice de validação final de 0,93. Considerações finais: o produto tecnológico produzido e validado neste estudo caracterizou-se como estratégia adequada na orientação de profissionais de saúde sobre a vacinação do idoso. Em se tratando de literatura, contempla uma lacuna existente ao propor a validação de um recurso audiovisual, à medida que grande parte das pesquisas existentes baseia-se em materiais convencionais.
Abstract: Objective: validate an educational technology in video format aimed at health professionals about the vaccination schedule for elderly people. Method: this a methodological study, to develop and validate an educational techhnology in video format. In the first stage of the study, an integrative literature review was carried out on the topic addressed to support the preparation of the script, the narration and the creation of illustrations. The searches were carried out in databases and electronic libraries, in the period from june 2023, focusing on the national vaccination calendar for elderly people. The second stage, in turn, consisted of the construction of a technological product, that is, the development of the video, based on data acquired in the literature. Subsequently, its content was validated by expert judges. The research was submitted for consideration by the research ethics committe of the Federal University of Paraíba, complying with the ethical precepts recommended by resolution n° 466/12, wich regulates research involving human beings. Results and discussion: the validation process involved the participation of 11 content judges, all health professionals. The video created presents 21 scenes that portrayed the benefits of immunization, the vaccination schedule for elderly people, as well as their dose schedules, indications, contraindications and possible adverse events. The expert’s evaluation was based on a content validation index, wich allowed quantifying the adequacy of the video in relation to the seven aspects evaluated, namely: objectives, layout and motivation. In general, the educational video obtained above average scores for most of the items evaluated, indicating good quality in the content covered, with a final validation index of 0.93. Final considerations: the technological product produced and validated in this study was characterized as an appropriate strategy for guiding health professionals on vaccinating the elderly. When it comes to literature, it addresses an existing gap when proposing the validation of an audiovisual resource, as much of the existing research is based on conventional materials.
RESUMEN Objetivo: validar una tecnología educativa en formato de video dirigida a profesionales de la salud sobre el calendario de vacunacíon de personas mayores. Método: se trata de un estudio metodológico, para desarrollar y validar una tecnolgía educativa em formato video. En la primera etapa del estudio, se realizó una revisión integradora de la literatura sobre el tema abordado para apoyar en la elaboracíon del guión, la narración y la creación de ilustraciones. Las búsquedas se realizaron en bases de datos y bibliotecas electrónicas, en el período de junio de 2023, centrándose en el calendario nacional de vaunación de personas mayores. La segunda etapa, a su vez, consistió en la construcción de un producto tecnológico, es decir, el desarrollo del video, a partir de datos adquiridos en la literatura. Posteriormente su contenido fue validado por jueces expertos. La investigación fue sometida a la consideración del comité de ética en investigación de la Universidad Federal de Paraiba, en cumplimiento de los preceptos éticos recomendados por la resolución n° 466/12, que regula las investigaciones con seres humanos. Resultados y discusión: el proceso de validacíon contó con la participación de 11 jueces de contenido, todos profesionales de la salud. El video creado presenta 21 escenas que retrataron los beneficios de la inmunización, el calendario de vacunación para personas mayores, asi como sus esquemas de dosis, indicaciones, contraindicaciones y posibles eventos adversos. La evaluaciòn de los expertos se basó en un índice de validación de contenido, que permitió cuantificar la idoneidad del vídeo en relación con los siete aspectos evaluados, a saber: objetivos, contenido, lenguage, relevancia, ilustracion, maquetación y motivación. En general, el vídeo educativo obtuvo puntuaciones superiores a la media en la mayoría de los ítems evaluados, indicando buena calidad en el contenido cubierto, con un índice de validación fianl de 0,93. Consideraciones finales: el producto tecnológico elaborado y validado en este estudio se caracterizó como una estrategia adecuada para orientar a los profesionales de la salud en la vacunación de personas mayores. En cuanto a la literatura, se aborda un vació existente a la hora de proponer la validación de un recurso audiovisual, ya que gran parte de las investigaciones existentes se basan en materiales convencionales.
Palavras-chave: Vacinação - Idosos
Educação permanente
Profissional da saúde
Tecnologia educacional
Calendário vacinal
Elderly
Vaccination
Permanent Education
Health professional
Anciano
Vacunacíon
Educacíon Permanente
Profesional de la salud
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33548
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliceEugêniaSoaresPereira_Dissert.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons