Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33549
Tipo: Dissertação
Título: Validação de vídeo educativo para equipe multidisciplinar sobre os direitos de idosos hospitalizados
Autor(es): Silva, Elânio Leandro da
Primeiro Orientador: Barbosa, Keylla Talitha Fernandes
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno de amplitude mundial, sobretudo em países em desenvolvimento, como o Brasil. Nesse contexto, ressalta-se a importância de dispositivos legais para assegurar direitos da população idosa, frente às limitações físicas, patrimoniais e psicológicas advindas com o envelhecimento humano. Objetivo: Validar um vídeo educativo para a equipe multidisciplinar acerca do direito da pessoa idosa hospitalizada. Metodologia: Trata-se de estudo metodológico cuja finalidade foi desenvolver vídeo educativo voltado para a equipe multidisciplinar, desenvolvido em três etapas: revisão de escopo; elaboração do vídeo educativo com roteiro, narração e criação das ilustrações e validação do storyboard. A busca na literatura se deu nas seguintes bases de dados: Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science e Literatura Cinzenta. Para tanto, os termos utilizados para a pesquisa, foram: Direitos do Paciente (Patient Rights); Idoso (Aged); Hospitais (Hospitals), com o uso do operador booleano AND. A amostra foi composta por 8 artigos que foram classificados e analisados em três categorias: os direitos da pessoa idosa; falta de conhecimento da pessoa idosa, acompanhante e profissional; dificuldades dos problemas organizacionais e desafios no processo de atenção ao idoso. Os procedimentos empíricos, em que houve a validação do conteúdo do vídeo, contou com a participação de 13 juízes, todos profissionais de saúde com experiência em geriatria, gerontologia e assistência à pessoa idosa. O vídeo contou com 25 cenas que abordaram o tema relacionado ao direito da pessoa idosa no hospital e, por fim, a terceira fase que envolveu os procedimentos analíticos (verificação da confiabilidade do infoproduto). A avaliação dos juízes de conteúdo foi feita com base no IVC, permitindo quantificar a adequação do vídeo em relação os sete aspectos avaliados, tais como: objetivo, conteúdo, linguagem, relevância, ilustração, layout e motivação. Resultados: O conhecimento da equipe multidisciplinar ainda é muito limitado. Apesar de reconhecerem a necessidade, os profissionais não sabem ou não respeitam o direito da pessoa idosa. A comunicação ineficaz, a falta da autonomia, a estrutura organizacional e o déficit na formação profissional se destacaram como os maiores desafios para uma assistência de qualidade. Destaca-se, então, a importância de criar ferramentas para melhor capacitação profissional, a fim de instrumentalizar o profissional da saúde. Em relação a confiabilidade do produto, as pontuações foram acima da média para todos os itens avaliados, indicando uma boa qualidade no conteúdo abordado, com um índice de validação final de 0,90 confirmando a pertinência da construção do vídeo. Conclusão: Espera-se que o vídeo educativo alcance seu objetivo principal que é fornecer informações como forma de capacitação e orientação para equipe multidisciplinar. Constitui uma alternativa, eficaz e acessível, buscando garantir que o conteúdo seja corretamente transmitido e compreendido, contribuindo para uma prestação de cuidados de qualidade aos pacientes idosos.
Abstract: Introduction: Population ageing is a worldwide phenomenon, especially in developing countries such as Brazil. In this context, the importance of legal provisions to ensure the rights of the elderly population is highlighted, given the physical, property and psychological limitations that come with human ageing. Objective: To validate an educational video for the multidisciplinary team on the rights of hospitalized elderly people. Methodology: This is a methodological study aimed at developing an educational video for the multidisciplinary team, developed in three stages: a scoping review; development of the educational video with script, narration and creation of illustrations; and validation of the storyboard. The literature was searched in the following databases: Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science and Grey Literature. The terms used for the search were: Patient Rights; Aged; Hospitals, using the Boolean operator AND. The sample consisted of 8 articles that were classified and analyzed in three categories: the rights of the elderly; lack of knowledge of the elderly, companions and professionals; difficulties of organizational problems and challenges in the process of caring for the elderly. The empirical procedures, in which the content of the video was validated, involved the participation of 13 judges, all health professionals with experience in geriatrics, gerontology and care for the elderly. The video had 25 scenes that addressed the issue of the rights of the elderly in hospital and, finally, the third phase involved analytical procedures (checking the reliability of the info-product). The judges' assessment of the content was based on the CVI, making it possible to quantify the suitability of the video in relation to the seven aspects assessed, such as: objective, content, language, relevance, illustration, layout and motivation. Results: The multidisciplinary team's knowledge is still very limited. Despite recognizing the need, professionals do not know or respect the rights of the elderly. Ineffective communication, lack of autonomy, organizational structure and deficits in professional training stood out as the biggest challenges to quality care. This highlights the importance of creating tools for better professional training, in order to equip health professionals. With regard to the reliability of the product, the scores were above average for all the items assessed, indicating good quality in the content covered, with a final validation index of 0.90 confirming the relevance of the video's construction. Conclusion: The educational video is expected to achieve its main objective, which is to provide information as a form of training and guidance for the multidisciplinary team. It constitutes an effective and accessible alternative, seeking to ensure that the content is correctly transmitted and understood, contributing to the provision of quality care to elderly patients.
RESUMEN Introducción: El envejecimiento de la población es un fenómeno mundial, especialmente en los países en desarrollo como Brasil. En este contexto, se destaca la importancia de las disposiciones legales para garantizar los derechos de la población anciana, dadas las limitaciones físicas, patrimoniales y psicológicas que acompañan el envejecimiento humano. Objetivo: Validar un vídeo educativo para el equipo multidisciplinar sobre los derechos de los ancianos hospitalizados. Metodología: Se trata de un estudio metodológico dirigido a la elaboración de un vídeo educativo para el equipo multidisciplinar, que se desarrolló en tres etapas: revisión del alcance; elaboración del vídeo educativo con guión, narración y creación de ilustraciones; y validación del storyboard. Se realizaron búsquedas bibliográficas en las siguientes bases de datos: Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science y Grey Literature. Los términos utilizados para la búsqueda fueron: Patient Rights; Aged; Hospitals, utilizando el operador booleano AND. La muestra se compuso de 8 artículos que se clasificaron y analizaron en tres categorías: los derechos de las personas mayores; la falta de conocimiento por parte de las personas mayores, los cuidadores y los profesionales; las dificultades de los problemas organizativos y los retos en el proceso de atención a las personas mayores. Los procedimientos empíricos, en los que se validó el contenido del vídeo, contaron con la participación de 13 jueces, todos ellos profesionales sanitarios con experiencia en geriatría, gerontología y atención a las personas mayores. El vídeo constaba de 25 escenas que abordaban el tema de los derechos de las personas mayores en el hospital y, por último, la tercera fase consistió en los procedimientos analíticos (comprobación de la fiabilidad del infoproducto). La evaluación del contenido por parte de los jueces se basó en el IVC, lo que permitió cuantificar la idoneidad del vídeo en relación con los siete aspectos evaluados, a saber: objetivo, contenido, lenguaje, relevancia, ilustración, maquetación y motivación. Resultados: El conocimiento del equipo multidisciplinar es aún muy limitado. A pesar de reconocer la necesidad, los profesionales no conocen ni respetan los derechos de las personas mayores. La comunicación ineficaz, la falta de autonomía, la estructura organizativa y los déficits en la formación de los profesionales destacan como los mayores retos para una atención de calidad. Esto pone de manifiesto la importancia de crear herramientas para una mejor formación profesional, con el fin de instrumentalizar a los profesionales sanitarios. En cuanto a la fiabilidad del producto, las puntuaciones fueron superiores a la media en todos los ítems evaluados, lo que indica una buena calidad en los contenidos abordados, con un índice de validación final de 0,90 que confirma la pertinencia de la construcción del vídeo. Conclusión: Se espera que el vídeo educativo alcance su principal objetivo, que es proporcionar información como forma de formación y orientación para el equipo multidisciplinar. Constituye una alternativa eficaz y accesible, buscando que el contenido sea correctamente transmitido y comprendido, contribuyendo para la prestación de cuidados de calidad a los pacientes ancianos.
Palavras-chave: Idoso
Direitos do idoso
Política de saúde
Elderly
Health policy
Patient rights
Ancianos
Política de salud
Derechos del paciente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33549
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElânioLeandroDaSilva_Dissert.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons