Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33552
Tipo: Dissertação
Título: Os companheiros de Ulisses, de La Fontaine, e a Odisseia, de Homero: uma proposta de letramento literário para turma do 8º ano
Autor(es): Felix , Izabelly Laura Silva de Souza
Primeiro Orientador: Dantas, Michelle Bianca Santos
Resumo: Durante as aulas de Literatura, no 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola localizada no município de Gurinhém-PB, percebeu-se uma necessidade de motivar a turma acerca dos textos de mitologia clássica, que são, como sabemos, parte importante da formação histórico-cultural da humanidade ocidental. Em face disso, este trabalho possui como finalidade oferecer-lhes o letramento literário, a partir da Odisseia, de Homero, em sua versão adaptada por Frederico Lourenço, e da fábula em versos Os Companheiros de Ulisses, de La Fontaine, escrita no século XVIII, destinada ao público jovem. Desta maneira, constitui-se um projeto de intervenção escolar, com uma abordagem qualitativa, configurando-se em uma pesquisa-ação. As ações interventivas serão executadas por meio do círculo de leitura proposto por Cosson (2014). Compõem a fundamentação teórica deste trabalho Kleiman (2005), Cosson (2006) e Soares (1999) para tratar de letramento literário. Portella (1983) e Bagno (2006) para dissertar sobre gênero discursivo e sobre a fábula. Para reforçar a importância da Literatura na formação humana, dialogaremos com as ideias de Candido (1967). A partir de Colomer (2017), Dantas (2013) e BNCC (2018), teremos o respaldo para uma abordagem da relação entre mitologia clássica e ensino. Ainda compõe a nossa fundamentação, Calvino (1981), que nos traz a essência e a importância da Literatura clássica, Hansen (2006) para explicar-nos sobre o conceito de alegoria (atributo presente nas fábulas), Gregorin Filho (2011), discorrendo sobre a formação com narrativas mitológicas, Eliade (1963) e Grimmal (2013), trazendo-nos o conceito de mito. Para intervenção em sala de aula, serão propostos quatro momentos em nossa metodologia: coleta de dados; leitura da fábula Os Companheiros de Ulisses e do livro III da adaptação da Odisseia, por meio do círculo de leitura estruturado proposto por Cosson; discussão sobre o texto lido, a fim de propor práticas de letramento literário, e, por fim, o quarto momento em que a turma será desafiada a produzir uma releitura das obras estudadas.
Abstract: During literature classes in the 8th grade of elementary school, in a school located in the municipality of Gurinhém-PB, the class noticed a need for knowledge about classical texts, since they were an important part of humanity's historical and cultural formation. In view of this, the aim of this work is to offer them literary literacy by presenting a rereading of Homer's Odyssey through La Fontaine's verse fable Ulysses' Companions, written in the 18th century, and Frederico Lourenço's adaptation of the first work, aimed at a young audience, the latter as a way of getting the students to know the narrative from which the fable originated. This is a school intervention project with a qualitative approach, which is configured as action research. The intervention actions will be carried out using the reading circle proposed by Cosson (2014). Kleiman (2005), Cosson (2006) and Soares (1999) are used as the theoretical basis for this work to deal with literary literacy. Portella (1983) and Bagno (2006) to discuss discursive genres and fables. To reinforce the importance of Literature in human life, discussing its function, the ideas of Candido (1967) will be presented. Colomer (2017), Dantas (2013) and the BNCC (2018) will provide support for an approach to the relationship between classical mythology and teaching. Our foundation also includes Calvino (1981), who brings us the essence of classical literature and, finally, Hansen (2006) to explain the concept of allegory, an attribute present in fables; Gregorin Filho (2011), who discusses reading education through mythological narratives, and Eliade (1963) and Grimmal (2013), who bring us the concept of myth. For intervention in the classroom, four moments will be proposed: data collection; reading the fable The Companions of Ulysses and book III of the Odyssey adaptation through the structured reading circle proposed by Cosson; discussion of the text read in order to propose literary literacy practices, and finally, the fourth moment in which the class will be challenged to produce a rereading of the works studied.
Palavras-chave: Ensino
Letramento literário
Mitologia
Odisseia
Fábula
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33552
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IzabellyLauraSilvadeSouzaFelix_Dissert.pdfDISSERTAÇÃO2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IzabellyLauraSilvadeSouzaFelix_Termo.pdfTERMO174,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons