Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33553
Tipo: TCC
Título: País do futebol ? A seleção brasileira e a crise de identidade com o público.
Título(s) alternativo(s): Country of football? The Brazilian team and the identity crisis with the public.
Autor(es): Freitas, Guilherme Goncalves Lopes de
Primeiro Orientador: Carvalho, André Luiz Piva de
Resumo: O futebol, ao lado do samba, é um dos símbolos que moldam a imagem internacional do Brasil, além de serem paixões nacionais que promovem coesão e integração. A Seleção Brasileira de Futebol Masculina, cinco vezes campeã mundial, já carregou o peso de ser considerada a maior equipe do mundo. No entanto, após a emblemática derrota por 7 a 1 contra a Alemanha em 8 de julho de 2014, tanto os torcedores quanto a própria seleção passaram a enfrentar uma série de frustrações e questionamentos. Entre as preocupações estão as consequências políticas do evento, disputas partidárias e interesses privados de diretores das federações estaduais e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol); instituição que regula o futebol nacional. Além disso, surgiram polêmicas envolvendo o comportamento dos dirigentes, convocações de jogadores, e a apropriação da bandeira e do uniforme pela extrema-direita. Esta pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, investiga o papel do jornalismo esportivo na construção e consolidação da identidade da seleção brasileira ao longo dos anos. Utilizando um método qualitativo, a análise aproxima-se do ensaio, proporcionando um caminho para uma reflexão crítica e interdisciplinar. Como resultado, o estudo destaca o momento atual (2024) da relação entre os torcedores e a seleção brasileira, revelando a desconstrução simbólica de uma paixão que outrora parecia inabalável. Embora o brasileiro continue apaixonado pelo futebol, há um crescente distanciamento em relação aos jogos da Seleção, principalmente pela desconfiança em relação aos dirigentes. Por fim, o trabalho examina como a cobertura da imprensa, especialmente nas transmissões de jogos da Copa do Mundo, contribuiu para esse afastamento, refletindo uma evidente crise na identidade simbólica da seleção brasileira.
Abstract: Football, alongside samba, is one of the symbols that shape Brazil's international image, in addition to being national passions that promote cohesion and integration. The Brazilian Men's Football Team, five-time world champion, has already carried the weight of being considered the greatest team in the world. However, after the emblematic 7-1 defeat against Germany on July 8, 2014, both fans and the team itself began to face a series of frustrations and questions. Among the concerns are the political consequences of the event, party disputes and private interests of directors of state federations and the CBF (Brazilian Football Confederation); institution that regulates national football. Furthermore, controversies arose involving the behavior of managers, call-ups of players, and the appropriation of the flag and uniform by the far right. This research, exploratory and descriptive in nature, investigates the role of sports journalism in the construction and consolidation of the identity of the Brazilian team over the years. Using a qualitative method, the analysis approaches the essay, providing a path for critical and interdisciplinary reflection. As a result, the study highlights the current moment (2024) of the relationship between fans and the Brazilian team, revealing the symbolic deconstruction of a passion that once seemed unshakable. Although Brazilians remain passionate about football, there is a growing distance from the Seleção games, mainly due to distrust towards the managers. Finally, the work examines how press coverage, especially in broadcasts of World Cup games, contributed to this distancing, reflecting an evident crisis in the symbolic identity of the Brazilian team.
Palavras-chave: Jornalismo
Jornalismo esportivo
Futebol brasileiro
Copa do mundo - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33553
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGLF12112024.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons