Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria da Penha-
dc.date.accessioned2018-02-05T11:44:20Z-
dc.date.available2017-08-14-
dc.date.available2018-02-05T11:44:20Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3355-
dc.description.abstractThis research aims to understand the strategies used by professionals to include disabled children in their educational exercises. In the methodology selection we chose a qualitative approach and the semi-structured questionnaire method, which contributed to a significant data gathering, in an attempt to correspond to the proposed objectives. The subjects of the research were two teachers who work in classrooms of the Child Education with children who have disabilities, linked to the public education syste; they volunteered to collaborate in this investigation. The data gathering was executed by the application of a semi-structured questionnaire, then, we executed the content analysis. The results indicate a pedagogical traditional practice, with few adjustments, even though there is a starting change process, which we observed in classes and captured in the speeches, since, in many moments, we could see the interest of the research participants in developing an inclusive work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-05T11:44:19Z No. of bitstreams: 1 MPL14082017.pdf: 836189 bytes, checksum: dff0d41385ebc4a27d6c7df60d9db61f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T11:44:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MPL14082017.pdf: 836189 bytes, checksum: dff0d41385ebc4a27d6c7df60d9db61f (MD5) Previous issue date: 2017-08-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleInclusão de crianças com deficiências na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas inclusivas no contexto da Educação Infantil para crianças com deficiências no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Professora Antonieta Aranha de Macedo, em João Pessoa, Paraíba. Adotamos uma abordagem metodologia qualitativa, utilizando método descritivo, que contribuiu para uma coleta de dados significativa, numa tentativa de dar respostas aos objetivos propostos. Os sujeitos de pesquisa foram duas professoras que atuam nas salas da Educação Infantil com as crianças com deficiências, vinculadas à rede de educação pública do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil, as mesmas se dispuseram voluntariamente a colaborar nesta investigação. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, posteriormente realizamos a análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para uma prática pedagógica tradicional, com poucas adequações, embora haja um processo inicial de mudanças, o que observamos nas aulas e captamos nas falas, visto que, em vários momentos, percebemos o interesse das participantes da pesquisa por desenvolver um trabalho inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPL14082017.pdf816,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.