Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33569
Tipo: | TCC |
Título: | Diagnóstico sobre uso das tecnologias da informação e comunicação para o ensino de ciências: uma análise dos TCC produzidos na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB |
Autor(es): | Silva, Eroneide Custódio da |
Primeiro Orientador: | Corrêa, André Luis |
Resumo: | Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido cada vez mais integradas à educação, desafiando professores a adaptar metodologias de ensino para incorporar esses recursos de maneira eficaz. Este estudo analisa Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de licenciandos em Ciências Biológicas presencial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre o uso das TIC no ensino de Ciências, considerando produções dos últimos 10 anos (2013 a 2023). A análise revelou três categorias principais: Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia, onde as TIC promovem atividades interativas, mas enfrentam barreiras de acesso e limitações técnicas; Tecnologia e Letramento Científico, em que as TIC são ferramentas importantes para desenvolver pensamento crítico, mas são prejudicadas pela falta de infraestrutura, especialmente em áreas rurais; e Jogos Didáticos para Aprendizagem em Ciências, que engajam os alunos, mas dependem de dispositivos individuais e internet estável, apresentando limitações em escolas com poucos recursos. Os resultados mostram que, embora as TIC ofereçam novas possibilidades pedagógicas, sua implementação requer políticas de apoio, capacitação docente e infraestrutura adequada para que possam alcançar seu potencial transformador no ensino de Ciências ou Biologia. |
Abstract: | Currently, Information and Communication Technologies (ICT) have been increasingly integrated into education, challenging teachers to adapt teaching methodologies to incorporate these resources effectively. This study analyzes Course Conclusion Papers (TCC) of undergraduate students in Biological Sciences at the Federal University of Paraíba (UFPB) on the use of ICT in Science teaching, considering productions from the last 10 years (2013 to 2023). The analysis revealed three main categories: Active Methodologies in Science and Biology Teaching, where ICT promotes interactive activities, but faces access barriers and technical limitations; Technology and Scientific Literacy, where ICT is an important tool for developing critical thinking, but is hampered by the lack of infrastructure, especially in rural areas; and Educational Games for Learning in Science, which engage students, but depend on individual devices and stable internet, presenting limitations in schools with few resources. The results show that, although ICTs offer new pedagogical possibilities, their implementation requires support policies, teacher training and adequate infrastructure so that they can achieve their transformative potential in the teaching of Science or Biology. |
Palavras-chave: | Análise documental Tecnologia educacional Biologia - Formação de professores Revisão bibliográfica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33569 |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ECS17022025_EaD.pdf | 872,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.