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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33573
Tipo: TCC
Título: Educação inclusiva: os desafios no ensino de ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Silva, José dos Santos
Primeiro Orientador: Matias, Aluska da Silva
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso examina os desafios e as estratégias pedagógicas direcionadas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Ciências. Este tema é relevante porque, apesar das legislações que asseguram o direito à inclusão, a prática ainda enfrenta obstáculos que dificultam a implementação eficiente de métodos pedagógicos apropriados. A pesquisa teve como objetivo principal analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, as abordagens, estratégias pedagógicas e principais discussões acerca do ensino de Ciências e Biologia para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), identificando os principais desafios e boas práticas relatadas na literatura científica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, como ferramenta essencial no contexto da produção de conhecimento, analisando estudos que discutem a importância de métodos adaptativos para atender às necessidades específicas dos alunos com TEA. A revisão da literatura foi conduzida por meio de uma pesquisa eletrônica minuciosa, utilizando o banco de dados da plataforma Google Acadêmico. Os principais critérios de inclusão foram: Estratégia Didático-Metodológica, Formação de Professores e Material Didático. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de uma síntese dos principais estudos selecionados. Utilizou-se, assim, a análise diagnóstica. A pesquisa incluiu uma análise sistemática de artigos que abordam o uso de estratégias como recursos visuais, materiais concretos e modelos de ensino específicos, como o TEACCH e o sistema de comunicação PECS, que se mostraram eficazes na promoção de um ambiente mais previsível e visual para o aprendizado. Esses métodos demonstraram ser eficazes na redução da ansiedade dos alunos e na criação de um ambiente seguro, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes com TEA. Os resultados mostram que a formação docente é essencial para o sucesso da educação inclusiva, pois muitos professores ainda se sentem despreparados para lidar com as particularidades do TEA. Assim, é fundamental investir em formação continuada e específica em metodologias inclusivas para construir práticas pedagógicas informadas e eficazes. Além disso, o apoio de uma equipe multidisciplinar – incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos – nas escolas é crucial para auxiliar na implementação das adaptações necessárias. Outro obstáculo identificado é a falta de materiais didáticos adaptados, o que limita o potencial de aprendizado e engajamento dos alunos com TEA. Portanto, a pesquisa enfatiza a necessidade de investimento em políticas educacionais que incentivem a produção de recursos inclusivos, desde materiais visuais até tecnologias assistivas. Em conclusão, este estudo sugere que a inclusão de estudantes com TEA nas aulas de Ciências é um compromisso social e educacional. A adaptação das práticas pedagógicas, o investimento em formação continuada e o desenvolvimento de recursos adaptativos são passos essenciais para uma educação verdadeiramente inclusiva. Tais medidas visam proporcionar um ambiente em que todos os alunos, independentemente de suas especificidades, possam participar, aprender e explorar o mundo das Ciências de maneira plena e significativa.
Abstract: This Final Graduation Project examines the challenges and pedagogical strategies aimed at including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in science classes. This topic is relevant because, despite legislation guaranteeing the right to inclusion, practice still faces obstacles that hinder the effective implementation of appropriate pedagogical methods. The main objective of this research was to analyze, through a bibliographic review, the approaches, pedagogical strategies, and key discussions regarding the teaching of Science and Biology to students with Autism Spectrum Disorder (ASD), identifying the main challenges and best practices reported in the scientific literature. To achieve this, a bibliographic study was conducted as an essential tool for knowledge production, analyzing studies that discuss the importance of adaptive methods to meet the specific needs of students with ASD. The literature review was conducted through a thorough electronic search using the Google Scholar database. The main inclusion criteria were: Didactic-Methodological Strategies, Teacher Training, and Didactic Materials. The data were qualitatively analyzed based on a synthesis of the selected studies. Diagnostic analysis was applied in this context. The research included a systematic analysis of articles addressing the use of strategies such as visual aids, concrete materials, and specific teaching models, such as TEACCH and the PECS communication system, which proved effective in promoting a more predictable and visually oriented learning environment. These methods were shown to be effective in reducing students' anxiety and creating a safe environment essential for the holistic development of students with ASD. The results demonstrate that teacher training is essential for the success of inclusive education, as many educators still feel unprepared to address the particularities of ASD. Thus, it is crucial to invest in continuous and specific training on inclusive methodologies to build informed and effective pedagogical practices. Furthermore, the support of a multidisciplinary team – including psychologists, occupational therapists, and speech therapists – in schools is critical to assist in implementing necessary adaptations. Another identified obstacle is the lack of adapted didactic materials, which limits the learning potential and engagement of students with ASD. Therefore, the research highlights the need for investment in educational policies that encourage the production of inclusive resources, from visual aids to assistive technologies. In conclusion, this study suggests that the inclusion of students with ASD in science classes is a social and educational commitment. Adapting pedagogical practices, investing in continuous training, and developing adaptive resources are essential steps toward truly inclusive education. These measures aim to provide an environment where all students, regardless of their specificities, can participate, learn, and explore the world of science in a comprehensive and meaningful way.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Metodologias adaptativas
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33573
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

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