Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33575
Tipo: | TCC |
Título: | Dificuldades na matemática: um estudo com alunos do 6° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Lacerda, Daniela Araújo de Almeida |
Primeiro Orientador: | Venegas, Pedro Antonio Gómez |
Resumo: | Este trabalho aborda as dificuldades enfrentadas pelos alunos do Ensino Fundamental, com foco no aprendizado de matemática, a partir de uma análise teórica e prática realizada com uma turma de 6° ano. O marco teórico baseia-se em autores que discutem os desafios da aprendizagem matemática no contexto educacional brasileiro. Dentre eles, destaca-se o trabalho de David Ausubel (1963), que enfatiza a importância da aprendizagem significativa, e de Paulo Freire (1996), que discute a relevância da pedagogia crítica e do ensino contextualizado, propondo práticas que engajem o aluno no processo de construção de conhecimento. A metodologia adotada neste estudo é de natureza qualitativa, combinando observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, e a aplicação de atividades pedagógicas para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes. As observações foram realizadas durante um estágio supervisionado, permitindo a análise dos métodos didáticos empregados e a interação dos alunos com os conteúdos de matemática, especialmente relacionados a números racionais e operações. Os resultados preliminares sugerem que as dificuldades em matemática estão associadas, em grande parte, à falta de compreensão dos conceitos básicos, o que afeta o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Além disso, foi constatado que estratégias de ensino que utilizam exemplos práticos e contextualizados, bem como o uso de recursos visuais e manipulativos, podem melhorar o engajamento e a compreensão dos alunos. Esses achados reforçam a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras que considerem as diferentes realidades e níveis de aprendizagem dos estudantes, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
Abstract: | This study addresses the difficulties faced by elementary school students, focusing on learning mathematics, based on a theoretical and practical analysis carried out with a 6th grade class. The theoretical framework is based on authors who discuss the challenges of learning mathematics in the Brazilian educational context. Among them, the work of David Ausubel (1963), who emphasizes the importance of meaningful learning, and Paulo Freire (1996), who discusses the relevance of critical pedagogy and contextualized teaching, proposing practices that engage students in the process of knowledge construction, stands out. The methodology adopted in this study is qualitative in nature, combining classroom observations, semi-structured interviews with teachers and students, and the application of pedagogical activities to identify the main difficulties faced by students. The observations were carried out during a supervised internship, allowing the analysis of the teaching methods used and the interaction of students with mathematics content, especially related to rational numbers and operations. Preliminary results suggest that difficulties in mathematics are largely associated with a lack of understanding of basic concepts, which affects logical reasoning and problem-solving. In addition, it was found that teaching strategies that use practical and contextualized examples, as well as the use of visual and manipulative resources, can improve student engagement and understanding. These findings reinforce the need for innovative pedagogical practices that consider the different realities and learning levels of students, aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). |
Palavras-chave: | Dificuldades na matemática - Ensino fundamental Aprendizagem significativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33575 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAAL17022025_EaD.pdf | 245,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.