Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Amanda de Holanda-
dc.date.accessioned2018-02-05T12:29:57Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2018-02-05T12:29:57Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3357-
dc.description.abstractThis research was realized in order to analyze playfulness is an efficient method of teaching learning of children with aggressive behavior, considering that the playfulness is a tool pusher in stimulating children’s learning. Therefore, this research begins in order to verify the origin of aggressiveness in children with preschool age, relating this behavior especially with Family breakdown and reflecting how this affects the children’s learning process. Further, it discusses the importance of understanding the teacher about such attitudes, so as to be able to create an effective action strategies, which methods are these happen in full talks, thus, about the importance of playfulness in learning and children’s development with reference to this practice the volume 3 of the National Curriculum Referential for Early Childhood Education (RCNEF, 1998). To support our work, we are Worth of Winnicot (1946), Maia and Vilhena (2003), Novaes (1975), Pilleti (1986) and Weil (1984), with regard to aggressiveness in children aged 0 to 6 years old. Negrine (1994), Pickard (1975) and Biddulf (2003) about the importance of the teacher to go beyond the acts of children in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-05T12:29:57Z No. of bitstreams: 1 AHC06092017.pdf: 478752 bytes, checksum: 61d1ee9f433f96ccda0539dd521c6eee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T12:29:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AHC06092017.pdf: 478752 bytes, checksum: 61d1ee9f433f96ccda0539dd521c6eee (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.subjectAgressividade - escolapt_BR
dc.titleA ludicidade como instrumento propulsor da aprendizagem de crianças com comportamento agressivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Serafim Marques da-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o intuito de analisar a ludicidade como estratégia de ensino eficiente na aprendizagem de crianças com comportamento agressivo, considerando que o lúdico é um instrumento propulsor no estímulo do aprendizado infantil. Para tanto, esta pesquisa se inicia buscando verificar a origem da agressividade em crianças com idade pré- escolar, relacionando esse comportamento, sobretudo com a desestruturação familiar e refletindo como isso pode afetar a aprendizagem infantil. Além disso, discute sobre a importância da compreensão do professor sobre tais atitudes, para assim poder criar estratégias de ação eficazes, cujos métodos estejam encerrados na ludicidade, para assim melhor alcançar as crianças e o desenvolvimento destas acontecer de forma integral. Discorre, assim, sobre a importância da ludicidade no aprendizado e desenvolvimento infantil, tendo como referência para esta prática o volume 3 do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). Para embasar nosso trabalho, no valemos de Winnicot (1946), Maia e Vilhena (2003), Novaes (1975), Pilleti (1986) e Weil (1984) no tocante a agressividade em crianças de 0 a 6 anos; Negrine (1994), Pickard (1975) e Biddulf (2003) sobre a importância de o professor ir além dos atos das crianças na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AHC06092017.pdf467,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.