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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33583
Tipo: Dissertação
Título: Ambientes de aprendizagem inovadores e ambiências criativas em espaços makers escolares
Autor(es): Dantas, Helen Karine Gomes
Primeiro Orientador: Costa, Angelina Dias Leão
Resumo: O contexto educacional nas últimas décadas vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem. A escola tradicional rende-se aos poucos aos modelos de escolas inovadoras, com metodologias centradas nos alunos, visto que o conhecimento se dá através da construção de pensamento na qual o aluno passa a ser ativo e produzir o seu próprio conhecimento. Todavia, os elementos construtivos e dos mobiliários desses ambientes, pouco mudaram, predominando na maioria das escolas a sala de aula tradicional, com cadeiras enfileiradas, de frente ao quadro e com pouca interação entre os alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetiva compreender como os ambientes de aprendizagem inovadores contribuem potencialmente para o processo de ensino-aprendizagem de crianças. Para isso, foram escolhidas duas escolas da rede privada de ensino do município de João Pessoa/PB, que trazem como proposta abordagens teórica-metodológicas inovadoras. Constitui-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, com abordagem metodológica multimétodos e utilização de diversas abordagens e ferramentas para coleta. A metodologia foi dividida em 4 etapas: 1 – Revisão da Literatura, através da Revisão Sistemática da Literatura; 2 - Ambiente Construído, a partir de 3 fases inter-relacionadas, sendo a Fase 1 - Seleção do Ambiente de Aprendizagem, com a visita e a seleção de um ambiente de aprendizagem inovador por escola; a Fase 2 - Análise Ambiental, através do walkthrough e da Entrevista Semiestruturada com as pessoas chave; e a Fase 3 - Identificação da Configuração Espacial, com base nas Diretrizes Ergonômicas Gerais e Especificações Técnicas do Modelo Conceitual de Ambiente de Aprendizagem - MCAA de Sarmento (2017); 3 – Percepção do Usuário, com a aplicação do Mapa Comportamental (centrado no lugar) e da Seleção Visual com os professores; e por fim, a 4 – Análise dos dados e discussões, trazendo um panorama geral dos ambientes analisados, evidenciando as principais descobertas na Matriz de Descobertas e a elaboração das Diretrizes Projetuais para Ambientes de Aprendizagem Inovadores do tipo Espaços Makers, a partir do cruzamento entre os Ambientes de Aprendizagem Inovadores e as Ambiências Criativas, e das visitas técnicas realizadas em outras instituições. Nos resultados, compreendeu-se que os Espaços Makers analisados são bastante ricos para o processo de ensino-aprendizagem, como também os espaços das instituições visitadas, levando em consideração os ambientes de aprendizagem inovadores e as ambiências criativas, gerando as DPAAI-EM, de modo a contribuir na concepção de projetos voltados para esses espaços. Conclui-se que ambientes de aprendizagem inovadores, a exemplo os Espaços Makers, nas escolas, proporcionam diversos estímulos e ambiências criativas que potencializam o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa.
Abstract: In recent decades, the educational context has undergone transformations in the teaching-learning process. The traditional school gradually surrenders to the models of innovative schools, with student-centered methodologies, since knowledge occurs through the construction of thought in which the student becomes active and produces his own knowledge. However, the construction elements and furniture of these environments have changed little, with the traditional classroom predominating in most schools, with chairs in a row, facing the board and with little interaction between students. From this perspective, this research aims to understand how innovative learning environments potentially contribute to the teaching-learning process of children. For this, two schools from the private education network of the municipality of João Pessoa/PB were chosen, which propose innovative theoretical-methodological approaches. It consists of a descriptive, exploratory and qualitative research, with a multi-method methodological approach and the use of several approaches and tools for collection. The methodology was divided into 4 stages: 1 – Literature Review, through the Systematic Literature Review; 2 - Built Environment, based on 3 interrelated phases, Phase 1 - Selection of the Learning Environment, with the visit and selection of an innovative learning environment per school; Phase 2 - Environmental Analysis, through the walkthrough and the Semi-Structured Interview with key people; and Phase 3 - Identification of the Spatial Configuration, based on the General Ergonomic Guidelines and Technical Specifications of the Conceptual Model of the Learning Environment - CMLE by Sarmento (2017); 3 – User Perception, with the application of the Behavioral Map (centered on the place) and Visual Selection with the teachers; and finally, 4 – Data analysis and discussions, bringing an overview of the environments analyzed, highlighting the main findings in the Discovery Matrix and the elaboration of the Design Guidelines for Innovative Maker Spaces Learning Environments, based on the intersection between Innovative Learning Environments and Creative Environments, and the technical visits carried out in other institutions. In the results, it was understood that the Maker Spaces analyzed are very rich for the teaching-learning process, as well as the spaces of the institutions visited, taking into account the innovative learning environments and the creative ambiences, generating the DGIMSLE, in order to contribute to the conception of projects aimed at these spaces. It is concluded that innovative learning environments, such as the Maker Spaces, in schools, provide several stimuli and creative environments that enhance the teaching-learning process in a significant way.
Palavras-chave: Ambientes de aprendizagem inovadores
Projeto centrado no usuário
Ambiências criativas escolares
Processo de ensino-aprendizagem
Relação pessoa-ambiente
Arquitetura escolar
Espaço maker
Innovative learning environments
User-Centered design
Creative school ambiences
Teaching-Learning process
Person-Environment relationship
School architecture
Maker space
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33583
Data do documento: 31-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

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