Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33584
Tipo: TCC
Título: Análise dos métodos de ensino de Ciências e Biologia para alunos com o espectro autista e os desafios à prática docente: uma revisão integrativa
Autor(es): Nóbrega Júnior, Francisco Daves da
Primeiro Orientador: Ribeiro, Alan Loures
Resumo: O processo educativo é algo inerente à condição humana, sendo um processo complexo e contínuo, permeado por diversos desafios, entre os quais, destaca-se a necessidade de ser inclusivo. Entretanto, apesar da inclusão ser assegurada por lei, observa-se na prática uma realidade contraditória e desafiadora frente às limitações inerentes aos alunos portadores de necessidades especiais, por exemplo, de alunos com o transtorno do espectro autista. Logo, diante dos desafios impostos à prática docente relacionados ao ensino de Ciências e Biologia para alunos com TEA, aliado à relevância temática e do crescente número de estudantes autistas, justifica-se o fato de se aprofundar os conhecimentos acerca da referida temática. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar os métodos de ensino de Ciências e Biologia em uma perspectiva inclusiva e associada aos desafios destas práticas voltadas aos alunos com TEA. Com isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas integrativas, seletivas, críticas e reflexivas em diferentes bases de dados a partir do ano de 2014. Desse modo, após minuciosa e integrativa análise bibliográfica, dados encontrados na literatura apontam que existem práticas pedagógicas exitosas no tocante ao ensino de Ciências e Biologia para discentes autistas, sendo citadas, a utilização de Sequências Didáticas, Gamificação, a utilização de analogias, Jogos Educativos, Realidade Virtual Aumentada, Práticas Baseadas em Evidências, entre outros métodos, que podem ser adotados na sala regular de escolarização ou na Sala de Recursos Multifuncionais Por fim, conclui-se que existem diversos métodos de êxito no ensino para discentes portadores de TEA, contudo, reforça-se o fato de ser necessário um maior comprometimento do docente e da instituição de ensino para com o referido público. No entanto, tonou-se evidente a problemática de que os cursos de formação docente não concedem o preparo adequado para lidar com os discentes com TEA, assim como a escola não se configura de fato como um ambiente inclusivo, seja por falta de comprometimento pedagógico ou por estrutura inadequada. Por conseguinte, espera-se ao final do trabalho contribuir com uma abordagem clara, concisa, minuciosa e reflexiva acerca dos métodos de ensino de Ciências e Biologia que colaboram efetivamente para o processo educativo de discentes autistas elucidando os desafios que se interpõe à prática docente.
Abstract: The educational process is inherent to the human condition, being a complex and continuous process, permeated by several challenges, among which the need to be inclusive stands out. However, although inclusion is guaranteed by law, in practice a contradictory and challenging reality is observed in view of the limitations inherent to students with special needs, for example, students with autism spectrum disorder. Therefore, given the challenges imposed on teaching practice related to teaching Science and Biology to students with ASD, combined with the relevance of the topic and the growing number of autistic students, it is justified to deepen knowledge about this topic. Thus, the present work aims to analyze the teaching methods of Science and Biology from an inclusive perspective and associated with the challenges of these practices aimed at students with ASD. Therefore, integrative, selective, critical and reflective bibliographic research was carried out in different databases from 2014 onwards. Thus, after a thorough and integrative bibliographic analysis, data found in the literature indicate that there are successful pedagogical practices regarding the teaching of Science and Biology for autistic students, including the use of Didactic Sequences, Gamification, the use of analogies, Educational Games, Augmented Virtual Reality, Evidence-Based Practices, among other methods, which can be adopted in the regular school classroom or in the Multifunctional Resource Room. Finally, it is concluded that there are several successful methods in teaching students with ASD; however, it is reinforced that a greater commitment from the teacher and the educational institution towards this public is necessary. However, it became clear that teacher training courses do not provide adequate preparation to deal with students with ASD, and that schools are not truly inclusive environments, either due to a lack of pedagogical commitment or inadequate structure. Therefore, at the end of this work, we hope to contribute with a clear, concise, detailed and reflective approach to the methods of teaching Science and Biology that effectively contribute to the educational process of autistic students, elucidating the challenges that arise in teaching practice.
Palavras-chave: Autismo
Método de ensino em ciências e biologia
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33584
Data do documento: 2-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FDNJ18022025_EaD .pdf553,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.