Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33587
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização de recursos tecnológicos por professores de guitarra em João Pessoa-PB. |
Título(s) alternativo(s): | The use of technological resources by guitar teachers in João Pessoa-PB. |
Autor(es): | Souza, Eraldo Tancredo Oliveira de |
Primeiro Orientador: | Mariano, Anderson de Sousa |
Resumo: | A guitarra elétrica é um instrumento popular que atua em diversos estilos, marcando presença em gêneros que vão do samba ao jazz, do rock ao pop, dentre outros. Sua versatilidade oferece uma ampla gama de timbres e possibilidades sonoras, o que a torna uma escolha popular para músicos de diversos estilos. Esta pesquisa se propôs a investigar os processos pedagógicos relacionados ao ensino da guitarra elétrica, com especial ênfase na aplicação de recursos tecnológicos no contexto educacional, seja em aulas presenciais, online ou no modelo híbrido. O estudo foi realizado com professores de guitarra da cidade de João Pessoa, tendo como objetivo compreender as metodologias utilizadas por esses profissionais e como a tecnologia tem sido integrada às práticas pedagógicas. Foi observado o aumento da utilização de ferramentas digitais, como aplicativos, softwares de gravação, plataformas de ensino a distância e redes sociais, que têm proporcionado novas formas de interação entre professore aluno, bem como ampliado o acesso a materiais didáticos e a conteúdos audiovisuais. Diante disso, foi feita uma análise sobre como os docentes têm adaptado suas práticas em resposta ao avanço tecnológico, identificando-se um processo de constante atualização e inovação nas estratégias de ensino. A acessibilidade proporcionada pela internet, bem como a evolução de dispositivos móveis, tem permitido que tanto professores quanto alunos tenham acesso instantâneo a uma infinidade de conteúdos, desde partituras e tablaturas até vídeos tutoriais e gravações de alta qualidade. O estudo indica a relevância da tecnologia como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem, destacando que, ao facilitar o acesso a informações e recursos, a tecnologia contribui para um ensino mais dinâmico e interativo. Ao longo das últimas décadas, o ensino da guitarra elétrica passou por uma transformação significativa, impulsionada pela expansão da banda larga e pelo desenvolvimento de ferramentas digitais que permitem uma maior interação e personalização do ensino. Assim, os professores de guitarra de João Pessoa estão cada vez mais inseridos em um contexto educacional onde a tecnologia desempenha um papel significativo na facilitação do aprendizado e no engajamento dos alunos. Embora a tecnologia ofereça inúmeras vantagens para o ensino da guitarra, é importante ressaltar que o contato com o professor continua sendo fundamental para o desenvolvimento do aluno. Desta forma, esta pesquisa constatou que guitarristas de João Pessoa estão cada vez mais utilizando recursos tecnológicos para o ensino, evidenciando uma transformação nas metodologias de aprendizagem musical. |
Abstract: | The electric guitar is a popular instrument that plays arolea cross various styles, appearingin genres from samba to jazz, from rock to pop, among others. Its versatility offer sabro adrange of tones and sonic possibilities, making it a popular choice for musicians across different styles. This research aimed to investigate the pedagogical processes related to teaching the electric guitar, with particular emphasis on the application of technological resources in educational settings, whether in face-to-face, online, or hybrid classes. The study was conducted with guitar teachers in João Pessoa, aiming to understand the methodologies used by these professionals and how technology has been integrated into their teaching practices. An increase in the use of digital tools was observed, such as apps, recording software, distance learning platforms, and social networks, which have provided new ways of interaction between teacher and student, as well as expanded access to educational materials and audiovisual content. Consequently, an analysis was conducted on how teachers have adapted their practices in response to technological advancements, revealing a process of constant updating and innovation in teaching strategies. The accessibility provided by the internet, along with the evolution of mobile devices, has allowed both teachers and students instant access to a vast array of content, from she et music and tablature to tutorial video sand high-quality recordings. The study highlights the relevance of technology as an ally in the teaching and learning process, emphasizing that by facilitating access to information and resources, technology contributes to a more dynamic and interactive learning experience. Over the past few decades, electric guitar teachingh as underg one asignificant transformation, driven by the expansion of broadband and the development of digital tools thatallowgreater interaction and personalization in teaching. Thus, guitar teachers in João Pessoa are increasingly immersed in an educational context where technology plays a significant rolein facilitating learning and engaging students. While technology offers numerous advantagesfor guitar teaching, it is essential to emphasize that contact with the teacher remains fundamental to the student’s development. Thus, this research found that guitarists from João Pessoa are increasingly using technological resources for teaching, highlighting a transformation in musical learning methodologies. |
Palavras-chave: | Música (Licenciatura) Música - Ensino Ensino de Guitarra Guitarra - Ensino - João Pessoa, PB |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33587 |
Data do documento: | 19-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ETOS14112024.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons