Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33594
Tipo: | TCC |
Título: | O papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem de biologia-ciências |
Autor(es): | Freitas, Ana Beatriz |
Primeiro Orientador: | Dias, Daniele dos Santos Ferreira |
Resumo: | A tecnologia fica cada vez mais avançada com o passar do tempo sendo fundamental para diversas áreas como comunicação, saúde, segurança e, claro, a educação. Cada vez mais a tecnologia está sendo usada no processo de ensino-aprendizagem por meio de diversas ferramentas que têm o intuito de facilitar a compreensão do aluno acerca do conteúdo abordado. Trazer a inovação para o meio educacional é necessário e tem inúmeros benefícios como a otimização da aprendizagem por parte dos alunos. É fundamental que o(a) professor(a) ter capacitação para saber como e quando usar tais tecnologias, sendo assim primordial o incentivo da aprendizagem sobre as metodologias digitais ainda durante sua formação, fazendo assim com que o mesmo já possua certa familiaridade com o tema no ambiente tecnológico em que a sociedade está inserida, uma vez que o uso da tecnologia avança constantemente e os professores precisam acompanhar esse processo. Assim, o desenvolvimento de materiais didáticos com diferentes tipos de recursos tecnológicos contribui para uma formação continuada dos docentes, que precisam de novas competências para trazer a inovação para dentro de sala. A presente pesquisa foi feita na forma de revisão bibliográfica, que consiste em um processo de análise, pesquisa e descrição de documentos de domínio científico, fazendo assim com que tenha um embasamento tanto teórico como científico graças aos dados levantados. Focada no modo qualitativo. O presente trabalho teve como objetivo trazer a importância do objeto digital de aprendizagem de animação para o ensino da biologia. No levantamento dos dados foi realizada uma busca envolvendo palavras como animação para aprendizagem de ciências/biologia no canal Smile and Learn Portugues na qual foi possível observar e analisar a qualidade da produção indo desde resolução a conceitos muito bem explicados com grande clareza e riqueza de detalhes, o que é muito importante para o estudo de estruturas e processos biológicos. |
Abstract: | Technology is becoming more and more advanced as time goes by and is fundamental to various areas such as communication, health, safety and, of course, education. Increasingly, technology is being used in the teaching-learning process through a variety of tools designed to make it easier for students to understand the content being covered. Bringing innovation into the educational environment is necessary and has numerous benefits, such as optimizing student learning. It is essential for teachers to be trained to know how and when to use these technologies, so it is essential to encourage learning about digital methodologies while they are still training, so that they already have a certain familiarity with the subject in the technological environment in which society is inserted, since the use of technology is constantly advancing and teachers need to keep up with this process. Thus, the development of teaching materials with different types of technological resources contributes to the ongoing training of teachers, who need new skills to bring innovation into the classroom. This research was carried out in the form of a bibliographical review, which consists of a process of analysis, research and description of documents in the scientific domain, thus providing a theoretical and scientific basis thanks to the data collected. Focused on the qualitative mode. The aim of this study was to highlight the importance of animated digital learning objects for teaching biology. A search was carried out for words such as animation for learning science/biology on the Smile and Learn Portugues channel, in which it was possible to observe and analyze the quality of the production, ranging from resolution to very well explained concepts with great clarity and richness of detail, which is very important for the study of biological structures and processes. |
Palavras-chave: | Tecnologias educacionais Ensino da Biologia Animações voltadas ao ensino das ciências/biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33594 |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABF18022025_EaD.pdf | 11,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.