Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Paula Gomes da-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:53:30Z-
dc.date.available2025-02-18T18:53:30Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33609-
dc.description.abstractElementary School - Early Years is the stage of schooling dedicated to children's early writing learning and literacy, in particular the 1st and 2nd years. The institutions are guided by BNCC (2018) to offer playful activities for the development of reading and writing skills. By exploring playful elements, the teacher uses a relevant tool to promote knowledge and interactions with the social world. As a literacy teacher, we understand to be relevant the reflection of the actions and paths of the entities, reason why we question how, in everyday elementary school early years can be explored the playful practices to literate children? From this issue we defined the general objective: to reflect playful practices built for early writing learning of children in Elementary School - Early Years. The study is qualitative and is based, for example, on Alarcão (2005) Pimenta (2002) and Kishimoto (2017). For data construction, we used records of teaching experiences and procedures of biographical and documentary research. The results and the discussion are systematized in two subsections, titled: Reflections on early writing learning and playful practices and early writing learning with playful practices: teaching experience. These reflections were based on playful practices that we privilege to use in the literacy of 1st year elementary school students. The analyzed practices involved activities with the proper name, bingos, name sheets, robots built with recycled materials, etc., always seeking to articulate art, mathematics with written language and facilitate children's interaction with knowledge based on their interests. It also allowed us to recognize the claim we have to continue to prioritize playful and enjoyable methodologies, capable of providing meaningful learning to children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Morais (brunamorais@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-18T18:53:30Z No. of bitstreams: 1 ANA PAULA GOMES DA SILVA 2021 01.pdf: 855478 bytes, checksum: 7321f13804d196bb80817b8b5998bd63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-18T18:53:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA PAULA GOMES DA SILVA 2021 01.pdf: 855478 bytes, checksum: 7321f13804d196bb80817b8b5998bd63 (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Lúdicaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAnos Iniciais.pt_BR
dc.titlePRÁTICAS LÚDICAS E ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: REFLEXÕES DOCENTESpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Conceição-
dc.description.resumoO Ensino Fundamental - Anos Iniciais é a etapa de escolarização dedicada à alfabetização e ao letramento das crianças, em particular o 1º e 2º anos. As instituições são orientadas pela BNCC (2018) a ofertarem atividades lúdicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita. Ao explorar elementos lúdicos, o professor lança mão de ferramenta relevante para promoção de conhecimentos e interações com o mundo social. Na condição de professora alfabetizadora, entendemos ser relevante a reflexão das ações e dos trajetos docentes, razão pela qual questionamos como, no cotidiano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, podem ser exploradas as práticas lúdicas para alfabetizar as crianças? A partir desta questão, definimos o objetivo geral: refletir sobre as possibilidades de construção e desenvolvimento de práticas lúdicas na alfabetização de crianças do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. O estudo é de cunho qualitativo e fundamenta-se, por exemplo, em Alarcão (2005), Pimenta (2002) e Kishimoto (2017). Para a construção dos dados utilizamos registros de vivências docentes e procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados e a discussão estão sistematizados em duas subseções, intituladas: Reflexões sobre alfabetização e práticas lúdicas e Alfabetização com práticas lúdicas: vivências docentes. Tais reflexões se basearam em práticas lúdicas que privilegiamos utilizar na alfabetização de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. As práticas analisadas envolveram atividades com o nome próprio, bingos, fichas de nomes, robôs construídos com material reciclado, etc., procurando sempre articular arte, matemática com a língua escrita e facilitar a interação das crianças com os conhecimentos a partir de seus interesses. O estudo permitiu reconhecermos a pretensão em continuar priorizando metodologias lúdicas e prazerosas, capazes de proporcionar aprendizagens significativas às crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA GOMES DA SILVA 2021 01.pdf835,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.