Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira , Célia Delian da Silva Lima-
dc.date.accessioned2018-02-05T13:26:06Z-
dc.date.available2017-08-14-
dc.date.available2018-02-05T13:26:06Z-
dc.date.issued2017-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3360-
dc.description.abstractThe present text is the result of studies developed for the elaboration of the Work of Completion of Course of the Pedagogy Course of the UFPB. The purpose of this study was to discuss the causes and implications of Attention Deficit Disorder and / or Hyperactivity (ADHD) in the learning process, characterizing the developmental process of these students presenting with ADHD. It is a bibliographical research, and as methodological procedures were analyzed, books, scientific articles and dissertations and theses that focus on the learning process of children with ADHD and also on the role of the teacher to facilitate the development of learning. It was verified that Pedagogy in its various methodologies and practices provide and provide conditions for the meaningful learning of children with ADHD. Finally, we concluded the importance of promoting discussion about the management model and methodology used in the classroom, since it was observed that the teacher's performance is fundamental for the development and learning of the child with ADHD in which it is It is necessary to modify the tendency of teachers to attribute the student's inappropriate behavior to family, emotional and social causes, forgetting to reflect on other factors that could influence such behavior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-05T13:26:06Z No. of bitstreams: 1 CDSLF14082017.pdf: 509055 bytes, checksum: ba9f74c4cd65d611a80d21a98c38e235 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T13:26:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CDSLF14082017.pdf: 509055 bytes, checksum: ba9f74c4cd65d611a80d21a98c38e235 (MD5) Previous issue date: 2017-08-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atençãopt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleOs desafios do professor com a mediação do ensino aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Jéssica Lobo-
dc.description.resumoO presente texto é resultado de estudos desenvolvidos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pedagogia da UFPB. Teve como objetivo discutir as causas e implicações do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) no processo de aprendizagem, caracterizando o processo de desenvolvimento destes alunos que apresentam o TDAH. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, e como procedimentos metodológicos foram analisados, livros, artigos científicos e dissertações e teses que enfocam o processo de aprendizagem das crianças com TDAH e também sobre o papel do professor de oportunizar o desenvolvimento da aprendizagem. Verificou-se que a Pedagogia em suas diversas metodologias e práticas oportunizam e fornece condições para o aprendizado significativo das crianças com TDAH. Por fim, chegou-se a conclusão da importância de fomentar discussão sobre o modelo de gestão e metodologia usado em sala de aula, uma vez que foi observado que a atuação do professor é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criança com TDAH em que é preciso modificar a tendência dos professores em atribuir o comportamento inadequado do aluno a causas familiares, emocionais e sociais, esquecendo-se de refletir sobre outros fatores que poderiam influenciar tais comportamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDSLF14082017.pdf497,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.