Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Angela Beatriz Venâncio da-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:59:36Z-
dc.date.available2025-02-18T18:59:36Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33610-
dc.description.abstractThis article proposes to investigate the experience of student mothers of the Pedagogy Course at the Federal University of Paraíba - Campus III, seeking to understand the main conflicts and challenges experienced by university mothers who discovered motherhood during the training process. For this, the following specific objectives were outlined: 1. Reflect on being a mother and being a teacher in training, the challenges for the continuity of studies; 2. Identify/investigate what kind of university assistance is provided to student-mothers at UFPB - Campus III; and 3. Discuss the difficulties and strategies arising from the return of maternity leave to continue training. The study is characterized as qualitative, and is inspired by the methodology of Ego-history, as it brings the author's own report to the research. However, it also has the report of 6 other student mothers in training, obtained through the questionnaire as a data collection instrument. Theoretically, it is based on the studies of Ana Maria de Oliveira Urpia and Sonia Maria Rocha Sampaio, among others. It is concluded that academic assistance needs to be expanded and better publicized, as well as attesting to the urgency of new policies designed for pregnant students that guarantee the permanence of future mothers in the period of graduation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Morais (brunamorais@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-18T18:59:36Z No. of bitstreams: 1 Ângela Beatriz Venâncio da Silva 2023 01.pdf: 464417 bytes, checksum: dfbceb67e244c6e62ff7be7d0bc6bb82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-18T18:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ângela Beatriz Venâncio da Silva 2023 01.pdf: 464417 bytes, checksum: dfbceb67e244c6e62ff7be7d0bc6bb82 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartof“RECÉM MÃE E PEDAGOGA” - A CONDIÇÃO DE ALUNA MÃE NA VISÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS III.pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAluna-mãept_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectAssistência universitáriapt_BR
dc.title“RECÉM MÃE E PEDAGOGA” - A CONDIÇÃO DE ALUNA MÃE NA VISÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS III.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEsse artigo traz a proposta de investigar a experiência de estudantes mães do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba - Campus III, buscando compreender os principais conflitos e desafios vivenciados pelas mães universitárias que descobriram a maternidade durante o processo de formação. Para isso, foi traçado os seguintes objetivos específicos: 1. Refletir sobre ser mãe e o ser professora em formação, os desafios para a continuidade dos estudos; 2. Identificar/investigar qual tipo de assistência universitária é fornecida para alunas-mães, na UFPB - Campus III; e 3. Discutir as dificuldades e estratégias advindas do retorno da licença maternidade para continuidade da formação. O estudo se caracteriza como qualitativo, e se inspira na metodologia da Ego-história, por trazer o relato da própria autora para a pesquisa. No entanto, também conta com o relato de outras 6 estudantes mães em formação, obtidos pelo questionário como instrumento de coleta de dados. Teoricamente se baseia nos estudos de Ana Maria de Oliveira Urpia e Sonia Maria Rocha Sampaio, entre outros. Conclui-se que a assistência acadêmica precisa ser ampliada e mais bem divulgada, bem como atesta-se para a urgência de novas políticas pensadas para alunas gestantes que garantam a permanência de futuras mães no período de formação na graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ângela Beatriz Venâncio da Silva 2023 01.pdf453,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.