Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Anne de Souza-
dc.date.accessioned2018-02-05T13:59:51Z-
dc.date.available2016-07-12-
dc.date.available2018-02-05T13:59:51Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3361-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the construction of geometric thinking in a class of 9th grade of elementary school. The survey was given by curiosity to investigate how these students conceive the content of Quads. For reasons of research in embasamos in authors like Van Hiele (cited Walle, 2009) Van de Walle (2009), Rêgo and Rego (2012), Cirléia Barbosa (2011), Lorenzato (2012), the National Curriculum Parameters and other authors. For construction activities, implementation and analysis of the results had the theoretical development of geometric thinking model developed by Van Hiele double that deals with this development in five levels. For our research we use a priority only viewing levels and analysis. The implementation of activities occurred in 6 hours / class, a class of 9th grade of elementary school, to conduct the survey participated in average class 22 students. During the research we observed the development of skills in geometric visualization of students and building settings Quads. With the analysis of the data concluded that research has shown the expected results, the students were able to advance from one level to the next with grip on the first level, level 2 noted that they were able without difficulty to define some important properties of each quadrilateral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-02-05T13:59:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASC12072016.pdf: 1778143 bytes, checksum: 30e868311bd1d83c2b0e58229e9fd173 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T13:59:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASC12072016.pdf: 1778143 bytes, checksum: 30e868311bd1d83c2b0e58229e9fd173 (MD5) Previous issue date: 2016-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPensamento Geométricopt_BR
dc.subjectNíveis de Van Hielept_BR
dc.subjectQuadriláterospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectGeometric thinkingpt_BR
dc.subjectVan Hiele levelspt_BR
dc.subjectQuadspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleA construção do pensamento geométrico: visualização e análise dos quadriláterospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção do pensamento geométrico numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa deu-se pela curiosidade de investigar como esses alunos concebem o conteúdo dos quadriláteros. Para fundamentação da pesquisa nos embasamos em autores como, Van Hiele (apud Walle, 2009) Van de Walle (2009), Rêgo e Rêgo (2012), Cirléia Barbosa (2011), Lorenzato (2012), os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros autores. Para construção das atividades, aplicação e a análise dos resultados obtidos tiveram como referencial teórico o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico desenvolvido pelo casal Van Hiele que trata desse desenvolvimento dentro de cinco níveis. Para nossa pesquisa utilizamos como prioridade apenas os níveis de visualização e analise. A aplicação das atividades ocorreu em 6 horas/ aula, numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental, para realização da pesquisa participaram em média turma 22 alunos. Ao longo da pesquisa observou-se o desenvolvimento de habilidades na visualização geométrica dos alunos e na construção de definições dos quadriláteros. Com a análise dos dados concluímos que a pesquisa nos mostrou os resultados esperados, os alunos conseguiram avançar de um nível para o outro tendo domínio sobre o primeiro nível, no nível 2 observamos que os mesmos conseguiram sem maiores dificuldades definir algumas propriedades importantes de cada quadrilátero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASC12072016.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons