Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Beatriz Leticia Oliveira dos-
dc.date.accessioned2025-02-19T12:14:34Z-
dc.date.available2025-02-19T12:14:34Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33627-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how workshops that connect art and mathematics can promote significant learning in the early years of elementary school. The proposal arises from my experiences as a student and teacher in drawing courses, where I realized that the first step in learning to draw involves understanding geometric shapes, which are fundamental in the construction of any image. Furthermore, observing how these shapes are present in our daily lives encourages a sensitive eye, connecting everyday life with art and mathematics. Thus, the question arises: how can these workshops generate significant learning in the educational context of the early years of elementary school? The methodology adopted is basic in nature, with a qualitative and exploratory approach. We began with a bibliographical research, analyzing articles and books on the relationship between art and mathematics. For data collection, we used a field diary and photographs, recording the children's observations and documenting their productions for later analysis. It was observed that this connection favored the understanding of mathematical concepts, allowing their creative application in artistic productions. The workshops contributed to more meaningful learning, going beyond theoretical content, and encouraged creativity, imagination, critical thinking and problem-solving skills. We concluded that the integration of art and mathematics makes learning more attractive and relevant for children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Morais (brunamorais@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-19T12:14:34Z No. of bitstreams: 1 TCC Beatriz_Leticia (1).pdf: 613166 bytes, checksum: 0964a231bef1231b6428a8d55c0d09d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-19T12:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Beatriz_Leticia (1).pdf: 613166 bytes, checksum: 0964a231bef1231b6428a8d55c0d09d7 (MD5) Previous issue date: 2024-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofConexões entre artes e matemática: oficinas didáticos – pedagógicas para turmas do ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleConexões entre artes e matemática: oficinas didáticos – pedagógicas para turmas do ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como oficinas didaáticos-pedagógicas que conectam arte e matemática podem promover aprendizagens significativas em trumas do ensino fundamental anos iniciais. A proposta surge das minhas experiências como estudante e professora em cursos de desenho, quando percebi que o primeiro passo para aprender a desenhar envolve a compreensão das formas geométricas, que são fundamentais na construção de qualquer imagem. Além disso, observar como essas formas estão presentes no nosso cotidiano, estimula um olhar sensível, conectando o dia a dia com a arte e a matemática. Assim, surge o questionamento: Como oficinas didáticos-pedagógicas podem gerar aprendizagens significativas no contexto educacional de turmas do ensino fundamental anos inciais? A metodologia adotada é de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória. Iniciamos com uma pesquisa bibliográfica, analisando artigos e livros sobre a relação entre arte e matemática. Para a coleta de dados, utilizamos o diário de campo e fotografias, registrando as observações das crianças e documentando suas produções para análise posterior. Observou-se que essa conexão favoreceu a compreensão de conceitos matemáticos, permitindo sua aplicação de forma criativa nas produções artísticas. As oficinas contribuíram para aprendizagens mais significativas, indo além do conteúdo teórico, e incentivaram a criatividade, a imaginação, o senso crítico e a capacidade de resolver problemas. Concluímos que, a integração entre arte e matemática torna o aprendizado mais atrativo e relevante para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz_Leticia (1).pdf598,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.