Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Maria Milena Soares-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:25:22Z-
dc.date.available2024-10-28-
dc.date.available2025-02-19T18:25:22Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33640-
dc.description.abstractThis study explores the novel Passing (1929) by Nella Larsen, and its film adaptation of the same name, directed by Rebecca Hall (2021). In conducting the analysis of the characters' experiences in the work, the aim is to understand how the issues of colorism intersect with the identity and social relations of light-skinned Black women. Based on the framework of intersectional feminist epistemology, we draw on the contributions of authors such as Walker (1983), Bento (2022), and McIntosh (1989), Adichie (2019) to discuss key concepts of colorism and whiteness, and Hutcheon (2011) for the study of adaptation and the specificities of how narratives are transposed into other media. It is observed that the effects of colorism directly affect the Black women in both the novel and the adaptation, while also being influenced by the intentions of whiteness, impacting their lived experiences as analyzed in the works under study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-02-19T18:25:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaMilenaSoaresGomes_TCC.pdf: 5640263 bytes, checksum: 956776835c2877e553bc9498ec6851ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-19T18:25:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaMilenaSoaresGomes_TCC.pdf: 5640263 bytes, checksum: 956776835c2877e553bc9498ec6851ac (MD5) Previous issue date: 2024-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectColorismopt_BR
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectPassingpt_BR
dc.subjectColorismpt_BR
dc.subjectWhitenesspt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.title“Passabilidade”: uma análise comparativa do romance Identidade de Nella Larsen (1929) e da adaptação cinematográfica de Rebecca Hallpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Renata Gonçalves-
dc.description.resumoO presente trabalho explora o romance Identidade (2020), de Nella Larsen, e sua adaptação cinematográfica homônima, dirigida por Rebecca Hall (2021). Na condução da análise das experiências das personagens presentes na obra, busca-se compreender como as problemáticas do colorismo atravessam a identidade e as relações sociais das mulheres negras de pele clara. Com base na epistemologia feminista interseccional, recorremos às contribuições de autoras como Walker (1983), Bento (2022) e McIntosh (1989), Adichie (2019) para discutir os conceitos centrais sobre Colorismo e Branquitude; e Hutcheon (2011) para a adaptação cinematográfica sobre as particularidades de como as narrativas literárias são transpostas para outras mídias. Os resultados apontam que os efeitos do colorismo refletem diretamente nas mulheres negras do romance e da adaptação, além de serem afetadas pelas intenções da branquitude, impactando as vivências delas, conforme analisado nas obras estudadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaMilenaSoaresGomes_TCC.pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons