Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Alexandre Rodrigues Lins de-
dc.date.accessioned2018-02-05T14:34:05Z-
dc.date.available2016-07-19-
dc.date.available2018-02-05T14:34:05Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3364-
dc.description.abstractThis paper is presenting the results of an investigation carried out in a state school in the city of Alagoa Grande-PB. The aim was to apply the Game Battleships in classes from 1st of high school, as a study tool, giving students a better familiarization with the content in a clear and entertaining way, helping further to build their own concepts related to trigonometry. The methodology used to achieve the proposed objectives, as to the procedures, was the case study. As to the objectives, the research was characterized as exploratory, since the instrument used in the collection of research data was a questionnaire diagnosis. Regarding the results, the data show that the use of naval battle game was positive to have been effective in understanding the concepts related to trigonometry. For bases from our work we analise BRAZIL (1997), BRAZIL (2006) and others. As contributions for cientific area, we add more papers about using game for high school. For future search perspectives, we show investigations about solving problems in this game and how this affect the Learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-02-05T14:34:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ARLA19072016.pdf: 2260201 bytes, checksum: 569453915bef153ea0da8f54a5683551 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T14:34:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ARLA19072016.pdf: 2260201 bytes, checksum: 569453915bef153ea0da8f54a5683551 (MD5) Previous issue date: 2016-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogo Batalha Navalpt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Professorpt_BR
dc.subjectGame Battleshipspt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectHigh school - Teacherpt_BR
dc.titleO jogo batalha naval e a trigonometria no 1º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.description.resumoO presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa Escola Estadual do município de Alagoa Grande-PB, cujo objetivo foi aplicar o Jogo Batalha Naval nas turmas do 1º do Ensino Médio, como uma ferramenta de estudo, proporcionando aos alunos uma maior familiarização com o conteúdo, de forma clara e divertida, ajudando ainda mais na construção de seus próprios conceitos relacionados à Trigonometria. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, quanto aos procedimentos foi o estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada como exploratória, já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi um questionário diagnóstico. Com relação aos resultados, os dados mostram que a utilização do JOGO BATALHA NAVAL foi positivo, por ter sido eficaz na compreensão dos conceitos relacionados à Trigonometria. Para fundamentar nosso trabalho nos apoiamos em BRASIL (1997), BRASIL (2006) entre outros. Como contribuições ao cenário acadêmico, fortalecemos o literato científico acerca do uso do jogo para o Ensino Médio. Como perspectiva de futuras pesquisas, apontamos maiores investigações sobre a problematização do jogo e seus reflexos no Ensino-Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLA19072016.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons