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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Raliane de Sousa-
dc.date.accessioned2025-02-20T12:28:26Z-
dc.date.available2025-02-20T12:28:26Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33651-
dc.description.abstractIn view of the relevance of Supervised Internship for teacher training and its remote offer, in the context of the pandemic of Covid-19, by the course of Pedagogy of the Federal University of Paraíba, Campus III, we start to ask ourselves: what are the meanings of the practices experienced in the Supervised Internship? To answer this question, we propose as a general objective: to reflect remote practices experienced in the Supervised Internship VI, Field Education and its formative possibilities. And as specific objectives: to contextualize the remote internship and the didactic-pedagogical practices built and understand the formative meanings experienced in Supervised Internship VI, Field Education, in remote format. The methodological procedures privileged the records of the internship field, bibliographic and documentary research. The materials were read and filed for the selection of data relevant to the discussion of objectives. The results and discussions are organized in two subsections: Remote internship and didacticpedagogical practices, and formative meanings. The first focuses on observations, planning and didactic interventions with children, experiencing challenges with the support of teachers' knowledge. The second, talks about learning, remote shares that have strengthened the fondness for the profession and the construction of knowledge in Early Childhood Education. It is possible to conclude that the work done has provided us unique formative experiences, whose meanings for professional and personal life do not express themselves fully through writing, are printed in the training itineraries and we will take them to practice the profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-20T12:28:26Z No. of bitstreams: 1 RALIANE DE SOUSA CAMPOS 2021 01.pdf: 715767 bytes, checksum: 32ee16d6b7e99620a2472d461dfcd3f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T12:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RALIANE DE SOUSA CAMPOS 2021 01.pdf: 715767 bytes, checksum: 32ee16d6b7e99620a2472d461dfcd3f2 (MD5) Previous issue date: 2021-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado remoto.pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado e significados formativos em experiências remotaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dutra, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304265259642189pt_BR
dc.description.resumoAnte a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor e a sua oferta no formato remoto, no contexto da pandemia da Covid-19, pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, passamos a nos questionar: que significados as práticas vivenciadas no Estágio Supervisionado VI, Educação do Campo no formato remoto deixaram para nossa formação? Para responder à questão, propomos como objetivo geral: refletir as práticas remotas vivenciadas no Estágio Supervisionado VI, Educação do Campo e suas possibilidades formativas. E como específicos: contextualizar o estágio remoto e as práticas didático-pedagógicas construídas; e, entender os significados formativos vivenciados no Estágio Supervisionado VI, Educação do Campo, no formato remoto. Os procedimentos metodológicos privilegiaram os registros do campo de estágio, a pesquisa bibliográfica e a documental. Os materiais foram lidos e fichados para a seleção dos dados pertinentes à discussão dos objetivos. Os resultados e discussões estão organizados em duas subseções: Estágio remoto e práticas didático-pedagógicas e Significados formativos. A primeira, enfoca as observações, planejamento e intervenções didáticas com as crianças, experienciando os desafios e as superações, com o apoio dos saberes docentes. A segunda, discorre sobre as aprendizagens e partilhas remotas que fortaleceram o gosto pela profissão e a construção de saberes na Educação Infantil. É possível concluir que o trabalho realizado nos proporcionou experiências formativas únicas, cujos sentidos para a vida profissional e pessoal não se expressam de forma plena através da escrita, estão impressos nos itinerários formativos e os levaremos para o exercício da profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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