Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Maria José Santos da-
dc.creatorRodrigues, Paulo Ricardo da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-20T14:21:00Z-
dc.date.available2025-02-20T14:21:00Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33656-
dc.description.abstractThe present work aims to identify, based on reports from graduates of Multigrade Education Classes in/from the Countryside, the educational experiences, highlighting the main challenges and possibilities.Furthermore, we list the following as specific objectives: Analyze how Multigrade Classes contributed (or not) to the personal and professional lives of their graduates;Check with the graduates the possible affective memories built in the experiences they lived in Multi-Series Classes.In our analyses, we carry out a comparative study of responses and conclude the similarities and differences between the experiences of the interviewees.As a theoretical apparatus we use the studies carried out by the following scholars: Arroyo, Caldart, Fernandes, Gil, Hage, Ludke, Molina, Minayo, Oliveira, Santos e Souza, Severino, Sousa and Wizniewsk.In addition to Brazilian national legislation. To achieve this, we adopted a qualitative methodology and as a research technique for data creation, we used interviews.Eight graduates of Multigrade Classes were interviewed, aged between 22 and 41 years old.According to the reports collected, it was possible to ascertain that despite being subjects from different social contexts, different regions and different realities, some experiences are similar.However, issues that appeared as challenging for some participants were seen as positive for others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-20T14:21:00Z No. of bitstreams: 1 TCC Maria e Paulo completo.pdf: 513041 bytes, checksum: ffe77272e581a2498d9c7ea61571535a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T14:21:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Maria e Paulo completo.pdf: 513041 bytes, checksum: ffe77272e581a2498d9c7ea61571535a (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTurmas multisseriadaspt_BR
dc.subjectEducação no/do campopt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleAvaliação a partir de memórias a respeito das experiências vivenciadas por egressos de turmas multisseriadas da educação no/do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lins, Lucicléa Teixeira Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2681486928839398pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar a partir de relatos de egressos de Turmas Multisseriadas da Educação no/do Campo, as suas experiências educativas, destacando os principais desafios e possibilidades. Ademais, elencamos como objetivos específicos: Analisar como as Turmas Multisseriadas contribuíram (ou não) com a vida pessoal e profissional de seus egressos; Verificar junto aos egressos as possíveis memórias afetivas construídas nas experiências vivenciadas por eles em Turma Multisseriadas. Em nossas análises, fazemos um estudo comparativo de respostas e concluímos as semelhanças e diferenças entre as experiências dos entrevistados. Como aparato teórico, utilizamos os estudos desempenhados pelos seguintes estudiosos: Arroyo, Caldart, Fernandes, Gil, Hage, Ludke, Molina, Minayo, Oliveira, Santos e Souza, Severino, Sousa e Wizniewsky. Além de legislações nacionais brasileiras. Para isso, adotamos uma metodologia qualitativa, e como técnica de pesquisa para a constituição de dados, utilizamos a entrevista. Foram entrevistados oito egressos de Turmas Multisseriadas, com a faixa etária entre 22 e 41 anos de idade. Conforme os relatos coletados, foi possível averiguar que apesar de serem sujeitos de contextos sociais diferentes, regiões distintas e realidades diversas, algumas experiências assemelham-se. No entanto, questões que ocorreram como desafiantes para alguns participantes, foram colocadas como positivas para outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria e Paulo completo.pdf501,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.