Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Charis Lane dos-
dc.date.accessioned2025-02-20T14:50:27Z-
dc.date.available2025-02-20T14:50:27Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33658-
dc.description.abstractThis article explores the impacts of excessive screen use, focusing on the harmful effects on the emotional and cognitive development of children and young people in the field of education. This research has a qualitative and descriptive nature, and is based on a bibliographic review. Its general objective is to analyze the impacts of excessive screen use by students and the possibilities of facing this challenge at school. To this end, works and research by authors such as Jonathan Haidt (who studies the anxious generation) and Ana Claúdia Ferrari (who researches media education) were used, which point out the impacts and possibilities of this use on children and young people. Methodologically, we will work with an analytical review, seeking to provide a general view of the topic studied based on the following problem: How are the impacts of excessive screen use by students revealed and the possibilities of facing this challenge at school? In view of this, studies point to a lack of balance between recreation and educational use of these digital technologies, more specifically cell phones, highlighting the importance of the role of schools in promoting a more conscious and controlled use of these tools. Media Education can be one of the ways for this to gradually become a reality. It is also concluded that the existence of well-established limits and clear guidelines can help minimize the negative effects on the emotional and cognitive health of these children and young people, helping them to reap the fruits and educational benefits that these technologies can, in fact, offer.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-20T14:50:27Z No. of bitstreams: 1 TCC_CHARIS_LANE_DOS_SANTOS_2024.pdf: 2603926 bytes, checksum: f1670322bccd90b09ad3739cb321136d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T14:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_CHARIS_LANE_DOS_SANTOS_2024.pdf: 2603926 bytes, checksum: f1670322bccd90b09ad3739cb321136d (MD5) Previous issue date: 2024-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação midiáticapt_BR
dc.titleO uso abusivo de telas e o impacto na educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Vivian Galdino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377153865065674pt_BR
dc.description.resumoEste artigo explora os impactos do uso excessivo das telas, com foco nos efeitos prejudiciais para o desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças e jovens no campo da educação. Essa pesquisa traz um cunho qualitativo e descritivo, estando pautada em uma revisão bibliográfica. Tem como objetivo geral analisar os impactos do uso excessivo de telas por estudantes e as possibilidades de enfrentamento desse desafio na escola. Para tanto, foram utilizadas obras e pesquisas de autores como Jonathan Haidt (que estuda a geração ansiosa) e Ana Claúdia Ferrari (que pesquisa a educação midiática) que apontam os impactos e as possibilidades desse uso no público infantil e jovem. Metodologicamente trabalharemos com uma revisão analítica, buscando trazer uma visão geral sobre a temática estudada a partir do seguinte problema: Como se revelam os impactos do uso excessivo de telas por estudantes e as possibilidades de enfrentamento desse desafio na escola? Diante disso, os estudos apontam a falta de equilíbrio entre a recreação e o uso educacional dessas tecnologias digitais, mais especificamente o celular, acentuando a importância do papel das escolas frente a promoção de um uso mais consciente e controlado dessas ferramentas. A Educação Midiática pode ser um dos caminhos para que isso gradualmente se concretize. Conclui-se, ainda, que a existência de limites bem estabelecidos e de orientações claras podem ajudar a minimizar os efeitos negativos à saúde emocional e cognitiva dessas crianças e jovens, auxiliando a colher os frutos e benefícios educacionais que essas tecnologias, de fato, podem oferecer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CHARIS_LANE_DOS_SANTOS_2024.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.