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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33659
Tipo: | TCC |
Título: | Publish or Perish na origem do produtivismo acadêmico: a vez dos discentes da Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Autor(es): | Barbosa Filho, Edilson Teixeira. |
Primeiro Orientador: | Costa, Luciana Ferreira da. |
Resumo: | O produtivismo acadêmico, com origem nos Estados Unidos da América nos idos de 1950 e que, a partir de então, é globalmente conhecido pela máxima do publish or perish, configura- se como um fenômeno derivado dos processos de avaliação da pós-graduação, sendo caracterizado, portanto, pela excessiva ênfase na quantidade da produção científica. Por esta compreensão, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do fenômeno do produtivismo acadêmico nas atividades dos doutorandos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil.A pesquisa realizada é do tipo bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, assentada em abordagem qualitativa com aporte quantitativo. Tem como sujeitos da pesquisa os doutorandos vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. O instrumento de coleta de dados da pesquisa é um questionário elaborado no Google Forms composto por questões abertas e fechadas, de modo a delinear o perfil do grupo pesquisado, a compreensão destes acerca do produtivismo acadêmico, a percepção sobre o modelo de avaliação e, também, evidenciar os impactos do produtivismo acadêmico em tempos de pandemia de COVID-19. Como procedimento de análise de dados, utiliza a análise de conteúdo por categorias temáticas. Os resultados dão conta de que o grupo investigado, em sua maioria, reconhece o impacto do produtivismo acadêmico em suas atividades, marcadas pelas exigências de publicar artigos científicos, falta de tempo de maturação da pesquisa e de dedicação à execução da tese. O grupo pontua que sentimentos de ansiedade, cansaço e preocupação têm impactado suas atividades e vida, sobretudo, agravados desde a pandemia de COVID-19. Conclui que o fenômeno do produtivismo acadêmico é inerente à pós-graduação e que suas consequências vêm afetando o trabalho, a pesquisa, a saúde e o modo de viver dos doutorandos, algo agravado, ainda mais, pela pandemia da COVID-19, sendo necessária a adoção de estratégias como atividades físicas, atividades mentais e busca por ajuda especializada com vistas a minimizar os impactos. |
Abstract: | The academic productivism, which originated in the United States of America in the 1950's and is since then globally known by the maxim of publish or perish, is configured as a phenomenon derived from the postgraduate evaluation processes, being characterized, therefore, by excessive emphasis on the quantity of scientific production. From this understanding, Based on this understanding, this study aims to analyze the impact of the phenomenon of academic productivism on the activities of PhD students in stricto sensu postgraduate programs in Information Science in Brazil. This research is characterized as bibliographical, documentary, exploratory and descriptive and descriptive, based on a qualitative approach with a quantitative input. The research subjects are PhD students affiliated with postgraduate programs in Information Science in Brazil. The data collection instrument is a questionnaire prepared in Google Forms, made up of both open and closed- ended questions, in order to delineate the profile of the group surveyed, their understanding of academic productivism, their perception of the evaluation model and also to understand the impacts of the academic productivism pandemic and the Covid-19 pandemic. As a data analysis procedure, it uses content analysis by thematic categories. The results show that the majority of the investigated group recognizes the impact of academic productivism on their activities, marked by the demands of publishing scientific articles, lack of time for research to mature and dedication to executing the thesis. As a data analysis procedure, it uses content analysis by thematic categories. The results show that the majority of the investigated group recognizes the impact of academic productivism on their activities, marked by the demands of publishing scientific articles, lack of time for research to mature and dedication to executing the thesis. The group points out that feelings of anxiety, tiredness and worry have impacted their activities and lives, especially since the COVID-19 pandemic. It concludes that the phenomenon of academic productivism is inherent to postgraduate studies and that its consequences have been affecting their work, research, health and way of life, something that has perhaps been aggravated even more by the COVID-19 pandemic, making it necessary for them to adopt strategies like physical activities, mental health oriented practices and seek for specialized help to try to minimize these impacts. |
Palavras-chave: | Produtivismo acadêmico Ciência da informação Programas de pós-graduação Doutorandos Pandemia de Covid-19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33659 |
Data do documento: | 13-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
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