Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33665
Tipo: TCC
Título: Além das narrativas: o impacto das fanfics como ferramenta literária
Autor(es): Falcão, Gabrielle Moraes
Primeiro Orientador: Nascimento, Genoveva Batista do
Resumo: Trata-se de um estudo que analisa a contribuição das fanfictions como alternativas narrativas para o desenvolvimento da criatividade individual, bem como o impacto das comunidades online referente a esse gênero, destacando sua influência no cenário cultural contemporâneo. O objetivo geral é analisar a forma que as fanfictions incentivam o interesse pela leitura e influenciam o consumo literário dos adolescentes da comunidade do Facebook Tirinhas Amor Doce. Traz um breve histórico do surgimento das fanfictions, suas características e algumas plataformas que abrigam as fanfictions, e em seguida discorre sobre as razões e inspirações que motivam os adolescentes a escreverem e lerem as fanfictions. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, e sua abordagem como qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de pesquisa o questionário com questões fechadas. Os resultados apontam que as fanfictions estão sendo usadas por esses jovens como complementação das leituras tradicionais para expandir as experiências literárias. Foi constatado também que elas impactam significamente o interesse pela leitura, estimulando a formação de leitores, bem como contribuem e influenciam a leitura de novos gêneros e autores. Conclui-se que o consumo de fanfics não atua como substituto da leitura de livros tradicionais, mas sim coexistem e servem como complementação para expandir as experiências literárias e que a compreensão sobre o gênero fanfiction pode se destacar como potencial ferramenta para promover o gosto pela leitura entre os adolescentes.
Abstract: This is a study that analyzes the contribution of fanfictions as narrative alternatives for the development of individual creativity, as well as the impact of online communities on this genre, highlighting its influence on the contemporary cultural scene. The general objective is to analyze the way in which fanfictions encourage interest in reading and influence the literary consumption of teenagers in the Tirinhas Amor Doce Facebook community. It provides a brief history of the emergence of fanfictions, their characteristics and some platforms that host fanfictions, and then discusses the reasons and inspirations that motivate teenagers to write and read fanfictions. The research is characterized as exploratory and descriptive, and its approach is qualitative and quantitative, using a questionnaire with closed questions as a research instrument. The results indicate that fanfictions are being used by these young people as a complement to traditional reading to expand literary experiences. It was also found that they significantly impact interest in reading, stimulating the development of readers, as well as contributing to and influencing the reading of new genres and authors. It is concluded that the consumption of fanfics does not act as a substitute for reading traditional books, but rather they coexist and serve as a complement to expand literary experiences and that understanding the fanfiction genre can stand out as a potential tool to promote a taste for reading among teenagers.
Palavras-chave: Leitura
Consumo literário
Fanfictions
Facebook - Tirinhas Amor Doce
Adolescente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33665
Data do documento: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMF22022025.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons