Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33678
Tipo: Dissertação
Título: Extensão universitária na UFPB: potencialidades e limites para permanência de graduandos em saúde
Autor(es): Castro, Kamilla Maria Sousa de
Primeiro Orientador: Jezine, Edineide
Resumo: O presente estudo objetiva o desenvolvimento da pesquisa de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPB, em que se busca investigar a interface entre a extensão universitária e a permanência dos estudantes, nos cursos mais concorridos de saúde, da UFPB. Apresentando como objetivos específicos: a) Delinear o perfil dos estudantes dos cursos mais concorridos da saúde; b) Compreender a relação da extensão universitária para a permanência estudantil; c) Analisar a extensão universitária no processo de expansão do ensino superior na UFPB. Neste sentido, questiona-se: Quem são os estudantes ingressos em cursos concorridos da saúde, que permanecem e como a extensão universitária se insere neste contexto? Os construtos desta análise partiram da hipótese que os sujeitos, advindos de camadas populares, que ingressam nos cursos de saúde, enfrentam desafios para permanência no âmbito acadêmico, alguns evadem e outros permanecem. Contudo, aqueles que permanecem aderem a mecanismos (pessoais ou institucionais) para viabilizar/facilitar esta permanência nos cursos escolhidos, alguns destes mecanismos podem partir de escolhas muito pessoais, seja por interesse ou possibilidade imediata, dos quais serão descritos, a partir dos resultados deste estudo, por considerar que estes contributos para permanência estudantil ainda não estão claramente definidos na literatura cientifica.Contudo, para melhor compreender este contexto, recorremos a pesquisa com sujeitos do 7° e 8° período, ingressos (2011-2012), nos cursos de saúde de maior concorrência (Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia) na UFPB, sendo construído e aplicado um formulário online, abordando as dimensões: familiar; socioeconômica; de formação e convivência; pessoal e profissional; e institucional, como caminho para investigar a extensão universitária e a permanência estudantil no âmbito universitário. A pesquisa compõe um estudo exploratório-descritivo, com enfoque implicando a combinação do método quantitativo e qualitativo, onde justifica-se a abordagem qualitativa, considerando a necessidade de conhecer opiniões e identificar comportamentos da população estudada frente às categorias: extensão universitária e permanência estudantil, a partir dos questionamentos contidos no formulário, contudo, algumas informações quanto a identificação dos fatores que tem limitado ou contribuído para permanência, foram analisadas numa abordagem quantitativa, mensurados e quantificados. A construção para tal objeto de pesquisa teve origem considerando o contexto atual do ensino superior, condição relevante para o desenvolvimento desta pesquisa. Trata-se de um caminho um tanto ousado, cuja produção de conhecimento nesse campo, ainda, é incipiente. Porém, considera-se que a partir da identificação e descrição das problemáticas existentes neste cenário acadêmico, será possível traçar alternativas eficazes para garantia da permanência estudantil, potencializando as atividades de extensão universitária como caminho de maior inserção do estudante e contributo para permanência até a conclusão do curso. Vale ressaltar, que alguns estudantes que fizeram parte da extensão durante o processo de formação acadêmica, em sua maioria, foram extensionistas voluntários, o que surpreendeu na pesquisa, mas os mesmos relatam outras dimensões inerentes a aproximação com esta atividade pedagógica, que compõe o "tripé da universidade", como contributos para sua permanência. Considera-se que poucos são os estudantes que rompem com a barreira social imposta e alcançam o lugar em cursos considerados de "prestígio" social, e maiores são os desafios para que os mesmos consigam permanecer e concluir os cursos escolhidos. Desse modo, enfatiza-se a necessidade de desenvolver outros estudos nesta perspectiva, com a proposta de fortalecer as práticas pedagógicas que tem contribuído para minimizar os impactos desta problemática no âmbito acadêmico, bem como identificar alternativas eficazes para garantia da permanência estudantil.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo el desarrollo del Máster de Investigación en Educación, el Programa de Educación de Graduados - PPGE / UFPB, que busca investigar la interfaz entre la extensión universitaria y la retención de los estudiantes en los cursos más concurridos de ia salud, UFPB. La introducción de objetivos específicos: a) trazar el perfil de los estudiantes de la salud de los cursos de mayor actividad; b) Comprender la relación de la extensión universitaria de la residencia de estudiantes; c) /matizar la extensión universitaria en el proceso de expansión de la educación superior en la UFPB. En este sentido, la pregunta es: son las entradas de los estudiantes en los cursos de salud que permanecen Ilenos de gente y cómo se inserta la extensión universitaria en este contexto? Las construcciones de este análisis parten de la hipótesis de que los sujetos, procedentes de las clases más bajas, que entran en los cursos de salud, se enfrentan a desafios que permanecen en el ámbito académico, algunos escapes y otras permanecen. Sin embargo, aquelios que permanecen adherirse a los mecanismos (personales o institucionales) para permitir / facilitar esta estancia en el curso elegido, algunos de estos mecanismos puede dejar opciones también personales, ya sea de intereses o la posibilidad inmediata, que se describirán, a partir de los resultados de este estudio, teniendo en cuenta que estas contribuciones a la residencia de estudiantes aún no están claramente definidos en la literatura cientifica.Contudo para comprender mejor este contexto, nos volvemos a los sujetos de investigación de 7° y 8° período, las entradas (2011-2012), en los cursos de salud aumento de ia competencia (Medicina, Odontología, Nutrición, Enfermería y Fisioterapia) en UFPB siendo construido e implementado un formulario en línea, abordando áreas: la familia; socioeconómico; la formación y la convivencia; personal y profesional; e institucional, como una forma de investigar la extensión universitaria y la residencia de estudiantes en la universidad. La investigación constituye un estudio exploratorio-descriptivo, con un enfoque que implica la combinación de método cuantitativo y cualitativo, donde se justifica el enfoque cualitativo, teniendo en cuenta la necesidad de conocer las opiniones e identificar los comportamientos de la población del estudio en comparación con las categorias: extensión universitaria y residencia de estudiantes, a partir de Ias preguntas contenidas en el formulario, sin embargo, cierta información relativa a la identificación de los factores que han limitado o contribuido a quedarse, se analizaron en un enfoque cuantitativo, medido y cuantificado. La construcción de estos objetos se originó la investigación teniendo en cuenta el contexto actual de la educación superior, condición relevante para el desarrollo de esta investigación. Es un camino un tanto atrevida, la producción de conocimiento en este campo también es incipiente. Sin embargo, se considera que a partir de ia identificación y descripción de los problemas existentes en este ámbito académico, se puede trazar alternativas eficaces para garantizar la residencia de estudiantes, el aprovechamiento de las actividades de extensión universitaria como una forma de una mayor integración dei estudiante y la contribución a permanecer hasta la finalización accidente cerebrovascular. Es de destacar que algunos estudiantes que eran parte de la extensión en el proceso de formación académica, en ia mayoría de los casos, eran voluntarios de extensión, que sorprendió a la investigación, pero el mismo informe otras dimensiones inherentes en el enfoque de esta actividad educativa, que constituye el " trípode universidad ", como contribuciones a su permanencia. algunos que se consideran son los estudiantes que rompen las barreras sociales impuestas y llegan al lugar de los cursos de "prestigio" social considerado, y mayores son los retos de manera que sean capaces de permanecer y completar los cursos elegidos. Por lo tanto, hacemos hincapié en la necesidad de desarrollar otros estudios en esta perspectiva, la propuesta de reforzar las prácticas pedagógicas que han contribuido a minimizar el impacto de este problema en el ámbito académico, así como la identificación de alternativas efectivas para garantizar la residencia de estudiantes.
Palavras-chave: Educação
Educação superior
Graduação em saúde
Permanência estudantil
Extensão universitária
Camadas populares
Educación superior
Estancia de los estudiantes
Grado en salud
Extensión de la universidad
Capas populares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33678
Data do documento: 17-Dez-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KamillaMariaSousaDeCastro_Dissert.pdf63,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons