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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3367
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gisania Carla de-
dc.date.accessioned2018-02-05T14:49:08Z-
dc.date.available2018-02-05-
dc.date.available2018-02-05T14:49:08Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3367-
dc.description.abstractIn the present work the theoretical conceptions of integral education in Brazil developed in the twentieth century were relevant to guide it with emphasis on the conception that constituted experiences of integral formation through the school-parks idealized by Anísio Teixeira. Thus, we seek to highlight the concept of integral education in the program More Education in the experience developed by this program in the State School of Primary Education Pedro Bandeia in Guarabira-PB, in the years 2014 and 2015. With qualitative research, The following methodological procedures were applied to the fieldwork: bibliographical survey and documentary research to approach the subject studied; Systematic visits and participant observation at the school locus of our study; And application of interviews with semi-structured script. Thus, considering the daily life of the public school, some elements were treated from this experience as the extension of the school day, seen as main characteristic of the integral education model implanted against the lack of school structure for the development of the program activities; And, the integral human formation to understand the changes that can happen in the school dynamics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-05T14:49:08Z No. of bitstreams: 1 GCL05022018.pdf: 796513 bytes, checksum: 60aa2b03a5a75664cadd65dc8342e5f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T14:49:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GCL05022018.pdf: 796513 bytes, checksum: 60aa2b03a5a75664cadd65dc8342e5f5 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titleEscola pública e o programa mais educação: um estudo de caso no município de Guarabira-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Orlandil de Lima-
dc.description.resumoNo presente trabalho as concepções teóricas de educação integral no Brasil desenvolvidas no século XX foram relevantes para norteá-lo com destaque para a concepção que constituiu experiências de formação integral através das escolas-parques idealizadas por Anísio Teixeira. Dessa forma, buscamos evidenciar a concepção de educação integral no programa Mais Educação na experiência desenvolvida por esse programa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Pedro Bandeia em Guarabira-PB, nos anos de 2014 e 2015. Com a pesquisa de cunho qualitativo, adotaram-se para o trabalho de campo os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e pesquisa documental para aproximação com a temática estudada; visitas sistemáticas e observação participante na escola lócus de nosso estudo; e aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado. Dessa forma, considerando o cotidiano da escola pública, alguns elementos foram tratados a partir dessa experiência como a ampliação da jornada escolar, vista como principal característica do modelo de educação integral implantado contrariando a falta de estrutura da escola para o desenvolvimento das atividades do programa; e, a formação humana integral para compreender as mudanças que podem acontecer na dinâmica escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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