Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33681
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias de ensino da leitura no ensino fundamental: caminhos para a compreensão textual |
Autor(es): | Medeiros, Janaíne Freitas de |
Primeiro Orientador: | Sales, Laurênia Souto |
Resumo: | Esta pesquisa foi motivada por inquietações e questionamentos acerca das práticas de ensino da leitura e da compreensão leitora nas aulas de Língua Portuguesa, em que se observa a dificuldade de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para ir além do nível da decodificação linguística. Essa realidade tem repercutido, sobretudo, nos exames nacionais que avaliam o desempenho em leitura desses alunos. A exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que vem revelando um baixo índice de proficiência leitora por parte dos discentes. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a ampliação da competência leitora de discentes do 9º ano do Ensino Fundamental, no município de CabedeloPB, a partir do ensino de estratégias de leitura. Para a realização do trabalho, tem-se como aporte teórico os estudos de Leffa (1996), Solé (1998), Menegassi (2010), Feltes (2008) entre outros autores que concebem a leitura numa perspectiva sociocognitiva. Trata-se de pesquisa de abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo e de natureza aplicada. Caracteriza-se, ainda, como pesquisa–ação, uma vez que pesquisadora e participantes atuam de modo cooperativo. A pesquisa foi aplicada em uma turma do 9° ano, composta por 20 alunos, que participaram do plano de ação desenvolvido em três etapas: (a) aplicação da Avaliação Diagnóstica Inicial; ((b) desenvolvimento do Plano de Intervenção Pedagógica; e (c) aplicaçãoda Avaliação Diagnóstica Final. As avaliações diagnósticasforam realizadastomando por basequestões objetivas relativas aos descritores D-17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações – e D-18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrenteda escolha de uma determinada palavra ou expressão –, do Tópico V – Relações entre recursosexpressivos e efeitos de sentido – do SAEB. Os resultados obtidos revelaram avanços significativos nas habilidades discentes em relação aos referidos descritores D-17 e D-18, de modo que os alunos passaram a avaliar e monitorar seu processo de leitura. Isso evidencia a necessidade de a escola, além de incentivar o hábito da leitura, ensinar estratégias leitoras que levem os alunos a adquirir proficiência em leitura. |
Abstract: | This research was motivated by concerns and questions about the teaching practices of reading and reading comprehension in Portuguese Language classes, in which it is observed the difficulty of students in the final years of Elementary School to go beyond the level of linguistic decoding. This reality has repercussions, above all, in the national exams that assess the reading performance of these students. Like the Basic Education Assessment System (SAEB), which has shown a low reading proficiency rate on the part of the students. With this, this research aims to contribute to the expansion of the reading competence of students of the 9th grade of Elementary School, in the city of Cabedelo-PB, from the teaching of reading strategies. The theoretical contribution of Leffa (1996), Solé (1998), Menegassi (2010), Feltes (2008), among other authors who conceive of reading in a socio-cognitive perspective, is the theoretical support. It is a qualitative and quantitative research, of a descriptive nature and of an applied nature. It is also characterized as research-action, since the researcher and participants work cooperatively. The research was applied in a 9th grade class, composed by 20 students, who participated in the action plan developed in three stages: (a) application of the Initial Diagnostic Assessment; ((b) development of the Pedagogical Intervention Plan, and (c) application of the Final Diagnostic Assessment.The diagnostic assessments were carried out based on objective questions related to the descriptors D-17 - Recognize the effect of meaning resulting from the use of punctuation and other notations - and D-18 - Recognize the effect of meaning resulting from the choice of a certain word or expression - of Topic V - Relationships between expressive resources and effects of meaning - of the SAEB.The results obtained revealed significant advances in student skills in relation to the mentioned descriptors D-17 and D-18, so that students started to evaluate and monitor their reading process. This highlights the need for the school, in addition to encouraging the habit of reading, to teach reading strategies that lead students to acquire proficiency in reading. |
Palavras-chave: | Leitura Estratégias de leitura Compreensão leitora Ensino fundamenta |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33681 |
Data do documento: | 28-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JanaíneFreitasdeMedeiros_Dissert.pdf | DISSERTAÇÃO | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JanaíneFreitasdeMedeiros_Termo.pdf | TERMO | 172,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons