Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33682
Tipo: | Dissertação |
Título: | Da ancestralidade, da oralidade e da performance presentes no coco de roda e na ciranda de Odete de Pilar: um caminho para o estudo da literatura brasileira no ensino fundamental |
Autor(es): | Monte , Joan Saulo Ramos do |
Primeiro Orientador: | Freitas, Sávio Roberto Fonseca de |
Resumo: | A cultura popular, enquanto conjunto de saberes instituídos e frutos da interação entre indivíduos, configura um aglomerado de elementos que atua na composição da sociedade. O coco de roda e a ciranda são manifestações culturais que permitem a participação dos brincantes de forma ativa, seja cantando ou dançando. É nesse contexto que Odete de Pilar, enquanto mestra da cultura popular se destaca, visto que é dona de uma voz que promove a valorização do coco e da ciranda na Paraíba, à medida que contribui para manutenção das heranças culturais, bem como das tradições populares e das vozes ancestrais tendo em vista as performances como meio de promoção da unidade comum. Desde 1992 que os cocos e cirandas de Odete encantam as pessoas que os escutam. Residente na zona rural de Pilar-PB, Odete passou a se destacar no cenário artístico-cultural paraibano a partir de 1992, após os registros e memórias da cultura popular realizados por Ignez Ayala e Marcos Ayala (1992 - 2000). Dona de uma voz inconfundível, Odete tem influenciado diversos artistas com suas composições. A partir disso, surgiu a necessidade de estudar a vozmulher de Odete enquanto difusora de sua arte. Destarte, enxergamos a necessidade de realizarmos uma análise acerca da influência do coco de roda e da ciranda para o desenvolvimento das habilidades quanto ao ensino de literatura brasileira em sala de aula, possibilitando o contato do discentes com a literatura popular em atendimento ao que preceitua a Lei 10.639/03 e ao Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A pesquisa teve como participantes os discentes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria Alves de Brito, da cidade de Pilar-PB, e foi dotada de uma abordagem qualitativa de cunho intervencionista que propiciou o trabalho com o coco de roda e a ciranda em sala de aula enquanto manifestação culturais através do uso de sequências didáticas e oficinas pedagógicas. Ademais, como base metodológica utilizada no trabalho utilizamos a pesquisa de cunho etnográfico compreendendo os anos de 2019 a 2023, com uso de observação participante, registros audiovisuais e entrevistas informais. Para fundamentarmos nossa pesquisa, levamos em conta as contribuições de Andrade (1984), Ayala (2015), Bortoni-Ricardo (2008), Paviani & Fontana (2009), Zumthor (1993 - 2008), Fanon (2008), Hall (1997-2006), entre outros. Os resultados obtidos evidenciaram que a ciranda e o coco de roda, no âmbito da literatura e cultura popular, constituem elementos performáticos que através do corpo e da voz são dotados de competência de materialização da percepção e despertar do pertencimento e valorização das culturas de tradições orais, contribuindo assim como ferramentas de evidenciação da ancestralidade e facilitadores da promoção de interações sociais colaborativas auxiliadas pela música, dança, espaço-tempo, dasein e performance, constituindo assim produtos artístico-literários importantes quanto ao ensino de literatura e rompimento com a colonialidade do saber e do poder, pois contribuem para o distanciamento do pensamento eurocêntrico universalizado para dar vez às vozes e conhecimentos que foram inferiorizados, deturpados e apagados pela história. |
Abstract: | Popular culture, as a set of instituted knowledge and the result of interaction between individuals, configures a cluster of elements that act in the composition of society. The coco de roda and the ciranda are cultural manifestations that allow the active participation of the players, whether singing or dancing. It is in this context that Odete de Pilar, as a teacher of popular culture, stands out, as she owns a voice that promotes the appreciation of coconut and ciranda in Paraíba, as she contributes to the maintenance of cultural heritage, as well as popular traditions. and ancestral voices with a view to performances as a means of promoting common unity. Since 1992, Odete's cocos and cirandas have enchanted the people who listen to them. Living in the rural area of Pilar-PB, Odete began to stand out in the artistic and cultural scene of Paraíba from 1992 onwards, after the records and memories of popular culture made by Ignez Ayala and Marcos Ayala (1992 - 2000). Owner of an unmistakable voice, Odete has influenced several artists with her compositions. From that, the need arose to study Odete's woman-voice as a diffuser of her art. Thus, we see the need to carry out an analysis about the influence of coco de roda and ciranda for the development of skills regarding the teaching of Brazilian literature in the classroom, allowing the contact of students with popular literature in compliance with what prescribes the Law 10.639/03 and the National Day of Traditions of Roots of African Matrices and Nations of Candomblé. The research had as participants the students of the 7th year of Elementary School of the Maria Alves de Brito State School, in the city of Pilar-PB, and it was endowed with a qualitative approach of interventionist nature that propitiated the work with the coco de roda and the ciranda. in the classroom as a cultural manifestation through the use of didactic sequences and pedagogical workshops. In addition, as a methodological basis used in the work, we used ethnographic research covering the years 2019 to 2023, using participant observation, audiovisual recordings and informal interviews. To base our research, we take into account the contributions of Andrade (1984), Ayala (2015), Bortoni-Ricardo (2008), Paviani & Fontana (2009), Zumthor (1993 - 2008), Fanon (2008), Hall (1997 -2006), among others. The results obtained showed that the ciranda and the coco de roda, in the context of literature and popular culture, constitute performative elements that, through the body and voice, are endowed with the competence of materializing perception and awakening the belonging and appreciation of cultures of oral traditions. , thus contributing as tools for revealing ancestry and facilitating the promotion of collaborative social interactions aided by music, dance, space-time, dasein and performance, thus constituting important artistic-literary products regarding the teaching of literature and breaking with the coloniality of knowledge and power, as they contribute to distancing from universalized Eurocentric thinking to give way to voices and knowledge that have been made inferior, distorted and erased by history. |
Palavras-chave: | Coco de roda Ciranda Odete de Pilar Literatura popular Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33682 |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoanSauloRamosdoMonte_Dissert.pdf | DISSERTAÇÃO | 6,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JoanSauloRamosdoMonte_Termo.pdf | TERMO | 173,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons