Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Kleriton Anjo de-
dc.date.accessioned2018-02-05T14:57:31Z-
dc.date.available2016-07-19-
dc.date.available2018-02-05T14:57:31Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3368-
dc.description.abstractThe present work comes to present the results of an investigation into a state school of elementary and high school in the town ofBayeux - PB, whose aim was to analyze the students' knowledge with regard to the resolution of issues involving the content extracted Statistics evidence of Mathematics Olympics Public Schools (OBMEP) and the National Secondary Education Examination (ENEM). The methodology used to achieve the objectives of the research; the procedures were the literature and the case study. As to the objectives, the research was characterized as exploratory and how to approach the problem of method was qualitative and quantitative Already the instrument used in the collection of research data was a questionnaire diagnostic containing 7 (seven) closed questions and 4 four open questions of OBMEP databaseand 3 (three) withdrawals of proof of ENEM, all content-related statistics. The sample size was 38 students of two classes of the 3rd year of regular high school. Regarding the findings it was found that the students have a great deficiency in relation to the study of statistics, given that they have performed well below expectations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-02-05T14:57:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KAS19072016.pdf: 1187475 bytes, checksum: ac6ae5a9f7a9cf4162010d511cb5936d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T14:57:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KAS19072016.pdf: 1187475 bytes, checksum: ac6ae5a9f7a9cf4162010d511cb5936d (MD5) Previous issue date: 2016-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectOBMEPpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectStatisticpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titleUma investigação do conhecimento do aluno em relação a questões que envolvem estatísticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Claudilene Gomes da-
dc.description.resumoO presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bayeux -PB, cujo objetivo foi analisaro conhecimento dos alunos no que se refere à resolução de questões que envolvam o conteúdo de Estatística extraídas de provas das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).A metodologia utilizada para se alcançar os objetivos da pesquisa, quanto aos procedimentos foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e como método de abordagem do problema foi o qualitativo e quantitativo. Já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi aplicado um questionário diagnóstico, contendo 7 (sete) questões fechadas e abertas, sendo 4 (quatro) retiradas do banco de questões da OBMEP e 3 (três) retiradas de provas do ENEM, todas relacionadas ao conteúdo de estatística. O tamanho da amostra foram 38 alunos de 2 turmas do 3º ano do Ensino Médio regular. Com relação aos resultados encontrados verificou-se que os alunos tem uma grande deficiência em relação ao estudo da estatística, tendo em vista que, eles tiveram um desempenho muito abaixo do esperado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAS19072016.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons