Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta , Sidele Vieira da-
dc.date.accessioned2018-02-05T15:36:43Z-
dc.date.available2017-08-18-
dc.date.available2018-02-05T15:36:43Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3370-
dc.description.abstractThis paper discusses the difficulties of the pedagogues when they come to the teaching of Mathematics in the initial years of elementary school in the transition from training to the classroom in the city of Conde-PB. Research conducted at the Municipal Registry of Conde-PB located on Highway PB-018 km 3 s / n, Centro. Having as objectives: To describe the difficulties faced by the pedagogues in relation to the subject of Mathematics in relation to the contents of teaching; Reflect on the teaching of mathematics in the initial grades; To analyze the possible causes of these difficulties encountered by the undergraduates and teachers of the municipality of Conde / PB. The theoretical basis was composed by the main authors Azerêdo (2012); Curi (2005); Cantini, et al. (2006) Junckes (2013); Lakatos (2003); Marques (2013); Pereira, et. Al (2012); Prodanov & Freitas (2013); Minayo (2001), discussing Pedagogue Formation; Teaching practice; The pedagogical reality experienced by undergraduates in pedagogy in Mathematics; Continuing Education for Teachers of Pedagogy in the discipline of Mathematics and Technology and Discursive Analysis on teaching practice and teaching of mathematics in the initial years of elementary education. This work is the type of qualitative research, and as methodology the use of a structured questionnaire for data collection. From the result of the analysis of the data it is evident that there are difficulties faced by the pedagogues of this municipality when teaching mathematics in the initial years of elementary education and that the possible causes are insufficient load for this curricular component in the course of Pedagogypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-05T15:36:43Z No. of bitstreams: 1 SVC18082017.pdf: 645919 bytes, checksum: 74877c365346175b49a53e81cc905e74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T15:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SVC18082017.pdf: 645919 bytes, checksum: 74877c365346175b49a53e81cc905e74 (MD5) Previous issue date: 2017-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessor - formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEnsino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: formação de pedagogos e prática de sala de aula na cidade de Conde/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Iranete de Araújo-
dc.description.resumoO presente trabalho dialoga sobre as dificuldades do pedagogo ao se deparar no ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na transição da formação para a sala de aula na cidade de Conde-PB. Pesquisa realizada na Secretaria Municipal de Conde-PB localizada na Rodovia PB-018 km 3 s/n, Centro. Tendo como objetivos: Descrever as dificuldades enfrentadas pelos pedagogos frente à disciplina de Matemática em relação aos conteúdos de ensino; Refletir sobre o ensino da Matemática nas séries iniciais; Analisar as possíveis causas dessas dificuldades encontradas pelos graduandos e professores do município de Conde/PB. O embasamento teórico foi composto pelos principais autores Azerêdo (2012); Curi (2005); Cantini, et al. (2006) Junckes (2013); Lakatos (2003); Marques (2013); Pereira, et. al (2012); Prodanov&Freitas (2013); Minayo (2001), discutindo sobre a Formação do Pedagogo; Prática docente; A realidade pedagógica vivenciada pelos graduandos em pedagogia no tocante à Matemática; Formação Continuada para Professores de Pedagogia no tocante à disciplina de Matemática e a Tecnologia e Análise Discursiva sobre prática docente e o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Sendo este trabalho do tipo de pesquisa qualitativa, e como metodologia o uso de questionário estruturado para coleta de dados. A partir do resultado da análise dos dados fica evidente que existem dificuldades enfrentadas pelos pedagogos deste município ao lecionar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e que as possíveis causas são carga-horária insuficiente destinada a este componente curricular no curso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SVC18082017.pdf630,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.