Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasileiro, Mateus Salviano Farias-
dc.date.accessioned2025-02-21T18:03:37Z-
dc.date.available2025-02-21-
dc.date.available2025-02-21T18:03:37Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33711-
dc.description.abstractThis final paper addresses the challenges and strategies associated with teaching Biological Sciences in the Distance Learning (EAD) modality. The research uses a qualitative approach, based on the documentary analysis of pedagogical plans and academic reports, with the objective of understanding the difficulties faced by students and the pedagogical strategies employed in this modality. The results indicate that students face challenges such as the need to balance work and study, deal with technological difficulties and maintain motivation in a remote environment. The lack of face-to-face practices was highlighted as a limitation for the understanding of practical content, while pedagogical strategies based on digital technologies and interactive activities proved to be useful tools, but still little explored. In conclusion, the study proposes the implementation of educational policies that expand support for students in EAD, including greater use of interactive technologies and hybrid practices for activities that require practical experimentation. Such measures aim to contribute to the quality and effectiveness of teaching Biological Sciences in the distance learning modality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-21T18:03:37Z No. of bitstreams: 1 MSFB21022025.pdf: 788853 bytes, checksum: 302a902fcde5655dcd0a2a912d4f886d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T18:03:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSFB21022025.pdf: 788853 bytes, checksum: 302a902fcde5655dcd0a2a912d4f886d (MD5) Previous issue date: 2024-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação a distância e ciênciaspt_BR
dc.subjectDesafios do ensino a distância - EADpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleDesafios do ensino de ciências biológicas na educação a distânciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Daniele dos Santos Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda os desafios e estratégias associados ao ensino de Ciências Biológicas na modalidade de Educação a Distância (EAD). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental de planos pedagógicos e relatórios acadêmicos, com o objetivo de compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e as estratégias pedagógicas empregadas nessa modalidade. Os resultados apontam que os estudantes enfrentam desafios como a necessidade de conciliar trabalho e estudo, lidar com dificuldades tecnológicas e manter a motivação em um ambiente remoto. A ausência de práticas presenciais foi destacada como uma limitação para a compreensão de conteúdos práticos, enquanto estratégias pedagógicas baseadas em tecnologias digitais e atividades interativas se mostraram ferramentas úteis, mas ainda pouco exploradas. Como conclusão, o estudo propõe a implementação de políticas educacionais que ampliem o suporte aos estudantes em EAD, incluindo maior utilização de tecnologias interativas e práticas híbridas para atividades que exijam experimentação prática. Tais medidas visam contribuir para a qualidade e a efetividade do ensino de Ciências Biológicas na modalidade a distância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSFB21022025.pdf770,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.