Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Mariana França-
dc.date.accessioned2025-02-21T18:56:30Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2025-02-21T18:56:30Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33713-
dc.description.abstractABSTRACT This course conclusion paper presents a discussion about the characteristics of a decolonial English teaching. The main objectives of the research are to contextualize the concepts of coloniality and decoloniality, to discuss the perspective of post-decolonial method proposed by Kumaravadivelu (2016), mainly, the concepts of particularity, practicality, and possibility and to suggest adaptations of activities from English File textbook. The analysis focuses on one unit of the book English File, addressing the grammar and vocabulary related to the notion of family and celebrities. The work concludes with considerations about the importance of a critical and decolonial approach in the teaching of the English language in Brazil, highlighting the need for an educational policy that respects and values the cultural and linguistic diversities of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-02-21T18:56:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAMALHO, Mariana (2024) -TCC.pdf: 2072757 bytes, checksum: f6c6ba726973e8c962ceddcc40863b4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T18:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAMALHO, Mariana (2024) -TCC.pdf: 2072757 bytes, checksum: f6c6ba726973e8c962ceddcc40863b4d (MD5) Previous issue date: 2024-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectLivro English Filept_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectEnglish File Bookpt_BR
dc.titleUma análise de livro didático em inglês sob a perspectiva decolonial : algumas reflexõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Anderson Alves de-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma discussão sobre a análise de um livro didático em inglês sob a perspectiva decolonial. A pesquisa tem como objetivos principais contextualizar os conceitos de colonialidade e decolonialidade, discutir a perspectiva de pós-método decolonial proposta por Kumaravadivelu (2016), principalmente, os conceitos de particularity (particularidade), praticality (prático) e possibility (possibilidade) e sugerir adaptações de atividades em um livro didático tradicional. A análise se concentra em duas atividades de uma unidade do livro English File, abordando a gramática e o vocabulário relacionados à noção de família e celebridades. O trabalho conclui com considerações sobre a importância de uma abordagem crítica e decolonial no ensino da língua inglesa no Brasil, destacando a necessidade de uma política educacional que respeite e valorize as diversidades culturais e linguísticas dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMALHO, Mariana (2024) -TCC.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons