Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Yordan Hausmann Targino da-
dc.date.accessioned2025-02-21T20:04:48Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2025-02-21T20:04:48Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33715-
dc.description.abstractThis bibliographical research, by demonstrating that is aware of the historically challenging scenario for the English language teaching in the context of Brazilian high school education, aims to analyse, above all, the theoretical perceptions concerning the approach to the polysemic concept of ludicity/playfulness, as well as to verify and understand the implications provided by its use for didactic-pedagogical purposes in English language classrooms in the context of current Brazilian high school education in times of globalisation, considering the type of treatment given to the theme both in the scope of academic research and in the political- educational scope, as well. Therefore, methodologically, as a manner to fulfill these specific objectives, non-metric data obtained from secondary sources were used, amongst which are the researches of Fortuna (2000); Luckesi (1998; 2004); Pinheiro and Silva (2017), as well as a study conducted by teachers Oliveira and Novelli (2016), which proposed the implementation of a playful/ludic intervention project in the classroom of the 2nd year of high school in a public school located in the federative unit of Paraná. In this way, it was understood that, since the event provided a temporary change in the local routine, at a first moment, the students demonstrated reasonably undisciplined reactions. However, as the proposed content-based activities were applied ludically/playfully and with due discipline, then, according to a questionnaire submitted to them, favourably, it was learnt for example, they experienced states of contentment, improved concentration skills and understanding of contents, amongst other results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-02-21T20:04:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SILVA, Yordan (2024) - TCC.pdf: 378995 bytes, checksum: ba4d9d2842e7f1ad849564878e01dcf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T20:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SILVA, Yordan (2024) - TCC.pdf: 378995 bytes, checksum: ba4d9d2842e7f1ad849564878e01dcf2 (MD5) Previous issue date: 2024-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAtividades Lúdicaspt_BR
dc.subjectLudicitypt_BR
dc.subjectEnglish Languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectPlayful activitiespt_BR
dc.titleConcernente à utilização didático-pedagógica da ludicidade em aulas de língua inglesa no contexto do ensino médio atualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Barthyra Cabral Vieira de-
dc.description.resumoEsta pesquisa bibliográfica demonstrando ciência sobre o cenário historicamente desafiante do ensino de Língua Inglesa no contexto do Ensino Médio do Brasil, objetiva analisar, sobretudo, as percepções teóricas concernentes à abordagem do conceito polissêmico de ludicidade, bem como, verificar e compreender as implicações propiciadas por sua utilização de caráter didático- pedagógico em salas de aulas de Língua Inglesa no contexto do Ensino Médio brasileiro atual em tempos de globalização, considerando o gênero de tratamento concedido à temática tanto ao âmbito da pesquisa acadêmica, quanto ao âmbito político-educacional. Por tanto, metodologicamente, como uma maneira de cumprir tais objetivos específicos, utilizou-se de dados não métricos obtidos a partir de fontes secundárias, dentre as quais, exemplificam-se as pesquisas de Fortuna (2000); Luckesi (1998; 2004); Pinheiro e Silva (2017), bem como, um estudo conduzido pelas professoras Oliveira e Novelli (2016), o qual propôs a implementação de um projeto de intervenção lúdica em sala de aulas da 2a série do Ensino Médio numa escola pública situada na unidade federativa paranaense. Dessa maneira, compreendeu-se que, o evento havendo propiciado uma alteração temporária da rotina local, em um primeiro momento, os educandos demonstraram reações razoavelmente indisciplinadas. No entanto, conforme as atividades conteudísticas propostas foram aplicadas ludicamente e com a disciplinaridade devida, então, de acordo com um questionário a eles submetido, favoravelmente constatou-se, por exemplo: experienciação dos estados de contentamento, melhoramento da habilidade de concentração e da compreensão dos conteúdos, entre outros resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Yordan (2024) - TCC.pdf370,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons