Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Roberto Carlos Campos de-
dc.date.accessioned2025-02-24T13:55:41Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T13:55:41Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33724-
dc.description.abstractThe use of games as a didactic resource for teaching mathematics has been the subject of much discussion and research. Because we consider the relevance of this topic and because we observe the effectiveness of games in facilitating students' understanding of mathematical content, we took this as the topic of our research. Thus, we set out as a general objective to analyze the use of games to teach integers in a 7th year elementary school class. This way it will be possible to identify the playful, fun and pleasurable character typical of games, but in this case, aiming to understand the contents of integers. In this aspect, it was decided to use games as a teaching resource due to their ability to promote social interaction, teamwork, development of critical thinking, ease of exploring complex concepts, playfulness and the development of cognitive skills. The research itself is an exploratory, bibliographical research carried out with students in the 7th year of elementary school at a municipal school in the city of Taperoá in Paraíba. We can say that it was possible to verify that during the games the students interacted a lot in the search for strategies to solve problems about integers and, also, that it was easier to understand negative numbers and the rules of signs through the use of games.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-24T13:55:41Z No. of bitstreams: 1 RCCS24022025_EaD_MAT.pdf: 2228221 bytes, checksum: 79a57cdc2ae9ba5b09cabb39ac4fcc31 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T13:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCCS24022025_EaD_MAT.pdf: 2228221 bytes, checksum: 79a57cdc2ae9ba5b09cabb39ac4fcc31 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos educativos - Matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectRecurso didático - Matemáticapt_BR
dc.titleO uso de jogos no ensino de números inteiros em uma turma do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Varella, Vinícius Martins-
dc.description.resumoO uso de jogos como recurso didático para o ensino de matemática tem sido objeto de muitas discussões e pesquisas. Por considerar a pertinência desse tema e por observarmos a eficácia dos jogos como facilitador da compreensão dos alunos sobre conteúdos matemáticos que tomamos esse como o tema de nossa pesquisa. Assim, traçamos como objetivo geral analisar o uso de jogos para ensinar números inteiros em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Assim será possível identificar o caráter lúdico, divertido e prazeroso típico dos jogos, mas nesse caso, visando acompreensão dos conteúdos de números inteiros. Nesse aspecto, optou-se por utilizar jogos como recurso didático devido à capacidade de promover interação social, trabalho em equipe, desenvolvimento de pensamento crítico, faciliadade de explorar conceitos complexos, a lududicidade e o desenvolvimento de habilidades cogntivas. A pesquisa em si é uma pesquisa exploratória, bibliográfica realizada com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Taperoá na Paraíba. Podemos adiantar que foi possível verificar que durante os jogos os alunos interagiam bastante na busca de estratégias para a resolução dos problemas sobre números inteiros e, também, que houve mais facilidade na compreensão sobre números negativos e sobre as regras de sinais a partir da utlização dos jogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCCS24022025_EaD_MAT.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.